Hospedagem
A escolha da hospedagem, um ponto importante a se considerar nas viagens para correr
10/05/2019
O leite de vaca e seu consumo
14/05/2019
Exibir tudo

WTR Arraial do Cabo

Evento tradicional de trail run com terrenos e distâncias variadas, com lindos percursos pela cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

No WTR Arraial do Cabo, os percursos têm a diversidade de pisos como característica, com trechos de areia fofa, terra batida, asfalto plano, travessia de estrada, descida e subida de trilha, paralelepípedo e até escadaria.

CRONOGRAMA

ARENA WTR

✔ Açai da Amazon Fruits;

✔Cervejas artesanais: Imperatriz e Serra velha

✔Recovery (gratuito) com o fisioterapeuta Fábio Paes Leme com Massagem, Bota de Compressão, Piscina com gelo e fisioterapia;

✔Loja de materiais esportivos: Adventura e Natural Sports

✔Luau (gratuito).

CRONOGRAMA DO EVENTO

22/05/2019 – QUARTA-FEIRA – LOJA ADVENTURA–AV. TREZE DE MAIO, 33C – CENTRO – RIO DE JANEIRO.

12h às 19h – Entrega de kits de todas as provas

24/05/2019 – SEXTA-FEIRA – ARENA WTR, PRAIA GRANDE – ARRAIAL DO CABO, RJ.

16h – Expo WTR e Entrega de kits de todas as provas

17h – Apresentação de Agility com cães

18h – Palestra com nutricionista Carolina Sant’Anna e o Willian do Canicross

19h – Mesa redonda com atletas e treinadores

20h – Congresso técnico

23h – Encerramento da Expo e Entrega de Kits.

25/05/2019 – SÁBADO – ARENA WTR, PRAIA GRANDE – ARRAIAL DO CABO, RJ.

07h –  Expo WTR

07h15 – Largada da prova de 32km solo

08h – Largada da prova de 21 km solo e dupla

9h – Apresentação de Agility com cães

14:30h – Encerramento das provas

14 às 15:30h – Entrega de kits corrida 6 Km, 6km Canicross e kids

15h – Apresentação de Agility com cães

15:30h – Início das baterias da Corrida kids

16h30 – Desafio WTR “te dá asas”

17h – Largada 6km Canicross

18h – Largada da prova de 6 km

20h – Premiação e apresentação das fotos da prova

21h – Encerramento da Expo

21h – Confraternização

PERCURSO 6KM SOLO NOTURNO E CANICROSS

É muito importante que o corredor leve lanterna para correr a prova de 6km, pois ela acontecerá as 18h e já será noite, portanto para segurança dos atletas aconselhamos a utilização da head lamp.

Obs.: Não terá lanterna no kit!

Obs: NÃO terá copos ou garrafas d’água nos pontos hidratação, com isso aconselhamos a levar seu cinto de hidratação, garrafa, entre outros itens do gênero pois terá reposição SIM nos pontos de hidratação.

WTR Arraial do CaboWTR Arraial do Cabo

ALTIMETRIA 6 KM SOLO NOTURNO E CANICROSS

  • Desnível Positivo: 134 m
  • Desnível Negativo: 132 m
  • Desnível Acumulado: 266 m

WTR Arraial do Cabo

PERCURSO 21KM

Obs: NÃO terá copos ou garrafas d’água nos pontos hidratação, com isso aconselhamos a levar seu cinto de hidratação, garrafa, entre outros itens do gênero pois terá reposição SIM nos pontos de hidratação.
WTR Arraial do Cabo
WTR Arraial do Cabo

ALTIMETRIA 21K

É muito importante que o corredor leve lanterna para correr a prova de 6km, pois ela acontecerá as 18h e já será noite, portanto para segurança dos atletas aconselhamos a utilização da head lamp.
Obs.: Não terá lanterna no kit!
  • Desnível positivo: 541 m.
  • Desnível negativo: 537 m.
  • Desnível acumulado: 1078 m

WTR Arraial do Cabo

PERCURSO 32 KM

Obs: NÃO terá copos ou garrafas d’água nos pontos hidratação, com isso aconselhamos a levar seu cinto de hidratação, garrafa, entre outros itens do gênero pois terá reposição SIM nos pontos de hidratação.
WTR Arraial do Cabo
WTR Arraial do Cabo

ALTIMETRIA 32 KM

  • Desnível positivo 672
  • Desnível negativo 690
  • Desnível acumulado 1362

WTR Arraial do Cabo

RETIRADA DE KITS

WTR Arraial do Cabo WTR Arraial do Cabo

22/05/2019 – QUARTA-FEIRA – LOJA ADVENTURA–AV. TREZE DE MAIO, 33C – CENTRO – RIO DE JANEIRO.

12h às 19h – Entrega de kits de todas as provas

24/05/2019 – SEXTA-FEIRA – ARENA WTR, PRAIA GRANDE – ARRAIAL DO CABO, RJ.

16h – Expo WTR e Entrega de kits de todas as provas

23h – Encerramento da Expo e Entrega de Kits.

25/05/2019 – SÁBADO – ARENA WTR, PRAIA GRANDE – ARRAIAL DO CABO, RJ.

14 às 15:30h – Entrega de kits corrida 6 Km, 6km Canicross e kids

DICAS WTR

A importância de conhecer o percurso da Prova

Muitos corredores vão para as provas sem ao menos terem estudado o mapa e entendido as características do percurso.

O WTR Arraial do Cabo é um evento que contempla diversas provas que acontecem no mesmo dia: 32km, 21km solo ou em duplas (10,5 por corredor), Corrida Kids, 6km Canicross e 6km noturna.

Por se tratar de um evento de Trail Run, devemos nos atentar aos detalhes como: tipo de terreno, altimetria, pontos hidratação (reabastecimento) , transição e pontos de referência.

As dicas que oferecemos são:

  • Leia o regulamento da prova antes (Regulamento);
  • Estude o percurso da sua prova. Saiba exatamente onde vai ter tudo que é oferecido, anote, memorize, nós teremos pessoas ao longo do percurso informando, mas você saber é fundamental;
  • Identifique a descrição do percurso, quais são as características do terreno e defina se o seu calçado está dentro das necessidades da prova;
  • Analise a altimetria da sua prova e identifique onde são os maiores desafios e qual será a melhor estratégia para a prova.

Estas dicas são simples e muitas vezes negligenciadas, porém quando você adota essas medidas sua prova fica mais segura e a diversão fica ainda maior.

Ao dominar as informações da prova, você tem a ferramenta para fazer melhores escolhas, e isso, para o Trail Run é fundamental, ou seja, você irá saber onde é possível correr mais, onde será necessário administrar o ritmo, onde será adequado andar, onde poderá superar seu limites e seguindo por este caminho sua estratégia irá lhe proporcionar melhoras no desempenho e no resultado.

Reforçamos que nosso objetivo é proporcionar a você uma grande experiência dentro do Trail Run, por isso, uma boa preparação física associada ao conhecimento da prova através das dicas que deixamos fará toda diferença.

Dicas de Hidratação

O nosso corpo é composto por mais de 70% de água. Durante a corrida além de água perdemos eletrólitos como sódio, potássio, magnésio.

Desta forma, é fundamental nos preparamos para uma hidratação nos dias que antecedem a Prova, ingerindo mais água nestes dias e somar uma reposição através de bebidas ricas em sais minerais, como sucos naturais, água de coco e bebidas esportivas.

Durante a prova, a regra básica é beber 1% de seu peso corporal por hora de exercício (Exemplo: 1 pessoa com 70kg deve consumir 700ml/hora). Uma dica valiosa é fazer a hidratação com sua água ou outras bebidas que levará à cada 40 minutos.

Abaixo a organização da reposição de água na WTR através dos postos de reabastecimento:

-3 postos de hidratação no percurso dos 32km, 3 postos de hidratação no percurso dos 21km e 1 posto na prova de 6km;

-Postos de reabastecimento da Prova

  • 32 Km: Postos nos Quilômetros 14, 21 e 28.
  • 21 Km: Postos nos Quilômetros 5, 10,5 e 17.
  • 6 Km: Posto no Quilômetro 3.

Com base em todas as informações, reforçamos a orientação e as regras desta prova, ou seja, você deve estar com Mochila de Hidratação, Cinto de Hidratação, Squeeze ou Copo Sanfonado (será disponibilizado no seu Kit pela organização), para levar sua água. Nos postos de hidratação teremos reposição com Garrafas de Água Petrópolis para que você possa repor sua água no seu recipiente.

Somado a todo esse cuidado para você e com você, teremos a empresa AMAKA fazendo a reciclagem de todas as garrafas plásticas que foram usadas no evento, desta forma, a natureza também saíra prestigiada. A organização da WTR incentiva estas ações.

Turismo em Arraial do Cabo

Paraíso do Atlântico, como é chamada por seus habitantes, Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens de nosso litoral: Dunas, Restingas, Lagoas, Praias e Costões paradisíacos.

Toda esta natureza, junto com o jeito simples de seu povo, sua arquitetura e tamanho de cidade do interior, a apenas 140 Km do Rio de Janeiro, fazem desta cidade um convite ao turista.

Mas para os mergulhadores Arraial revela um tesouro: seu fundo do mar.

As praias de Arraial do Cabo são propícias ao banho de mar, a pesca e a prática de esportes náuticos.

O clima é quente e úmido, com temperatura média de 25 graus no verão e entre 17 e 23 graus no inverno.

Quem chega a Arraial do Cabo, mesmo que não mergulhe já percebe que o mar é a principal atração turística da cidade.

Nossa cidade conta hoje com atrativos bastante diferentes dos que antes traziam tantos viajantes aos seus braços, em busca de segurança ou de pau-brasil.

Com um mar extremamente rico, a pesca é uma atividade desempenhada tanto pelos que vivem dela, quanto por aqueles que a praticam como hobby.

Ecoturismo

Atividades voltadas a Natureza

Arraial do Cabo reserva a seus visitantes e moradores diversas atividades voltadas para interação direta com a natureza.

Podendo se escolher entre vários passeios incríveis e atividades para todos os gostos, idades e tamanhos. Deslumbrando a maior de todas as criações Divina e vivenciando o privilégio de poucos, Arraial preparou surpresas encantadoras.

A pé, de carro, de bicicleta, de barco ou no fundo do mar, Arraial do Cabo irá te levar para a maior de todas as suas aventuras com opções de passeios livres ou organizados.

Arraial do Cabo

Região predominante de Mata Atlântica, preservada e cuidada com carinho, que propicia caminhadas ecológicas e passeios fantásticos.

A beleza da flora e da fauna silvestres e a qualidade do ar que se respira, convidara você para passear neste ambiente de paz e tranquilidade através de trilhas e caminhos a sua disposição.

Trilhas Ecológicas

Inúmeras trilhas a disposição dos visitantes que queiram se aventurar por lugares paradisíacos.

Por exemplo, na Restinga de Massambaba, uma faixa de areia entre a lagoa e o mar, coberta por vegetação, é possível encontrar raras orquídeas e bromélias, além de frutas silvestres e plantas medicinais.

Chegando na Enseada do Marmutá, subir trilha em mata atlântica fechada por 2 horas.

Ilha do Farol tem 5 km de extensão, com picos de até 390 metros de altitude.

Veja, também, além do farol novo, as ruínas do farol velho (construído em 1833). A trilha é fechada, onde o sol é avistado em raras clareiras.

No cume, encontram-se as ruínas da casa do faroleiro e o farol velho. Desse ponto, avista-se toda a Região dos Lagos.

A densa neblina no local, que motivou a desativação do farol, gera uma atmosfera misteriosa.

Mergulho amador

Arraial do Cabo é conhecida internacionalmente como a Capital do Mergulho Brasileira, com sua rica e exuberante fauna marinha, decorrente do fenômeno da ressurgência, podem ser visto, corais, recifes e peixes, além de suas águas cristalinas, perfeita para a prática de mergulho.

* A saída de barco para o mergulho tem duração média de 5 horas, mas depende do operador selecionado e alguns fatores. Sendo melhor consultar e negociar no ato da contratação do serviço.

Passeio de Barco

Partindo da Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos, o passeio de barco pelos mares de Arraial do Cabo, desbrava por Praias desertas, ilhas com vegetação preservada, grutas, visuais extraordinários, paradas para mergulho e pesca.

* O passeio tem duração média de 3 horas, mas depende do operador selecionado e alguns fatores. Sendo melhor consultar e negociar no ato da contratação do serviço.

Passeio de Buggy

Um passeio incrível pelas praias da região, e o roteiro ainda inclui alguns pontos essenciais e culturais, como o Pórtico da Cidade, Mirante da Boa Vista e Mirante da Flavia Alessandra.

* O passeio tem duração média de 2h30m, o roteiro pode variar de acordo com o operador. Sendo melhor consultar e negociar no ato da contratação do serviço.

Belas praias

Praia Grande

Praia Grande

Ao final da estrada de entrada da Cidade, após a Prainha, do lado direito, fica um dos acessos à Praia Grande, uma gigantesca enseada com 40 km de areia branquíssima e fina que forma dunas onde a brincadeira é deslizar. Para conhecer toda a praia, o ideal é usar um bugre, mas vale a pena percorrer toda a extensão até a divisa com Araruama, na Praia de Massambaba.

Pôr-do-Sol – Praia Grande
A Praia Grande é de águas transparentes e frias, onde a temperatura chega a 8 graus em determinada época do ano, devido ao fenômeno da ressurgência. O mar, em determinadas ocasiões torna-se bem violento. Por isso é ideal para a prática do surf, que é liberado apenas em dias de ressaca, na Semana Santa, Natal e Carnaval (fique atento as bandeiras de sinalização).

Praia Grande
No canto esquerdo, além das brincadeiras de deslizar nas dunas, a diversão também é tomar banho na cachoeira de água salgada que vem de um duto de sucção do mar, divertidíssimo!
Ali praticam-se a pesca artesanal de arrastão, pois é um dos melhores pontos pesqueiros da região, destaque para a pesca de lula. A Praia Grande também é berço dos destroços dos navios Imbetiba e D.Afonso, partes da história do município.

No verão é o “point” diurno mais famoso das galeras. Motivo pelo qual vários esportes são praticados, como: Frescoball, Vôlei de Praia, Beach Soccer, Futebol Americano, Futvoley etc.

  • Praia ideal para jovens e grupos.
  • Prática de esportes como Surf e KiteSurf.
Prainhas do Pontal

Prainhas do Pontal

As Prainhas são duas praias separadas por uma pedra que se tornam uma só enseada quando a maré está cheia. Juntas elas possuem 300 metros de areias branquíssimas. O acesso é tão remoto que as gaivotas escolheram o local para descansar do vôo e pescar algum alimento, mas vale o esforço.

Sua vista frontal é para a Ilha do Farol e sua água é tão transparente e cristalina que imagina-se em uma piscina. Há também duas opções para chegar à praia.

A primeira é pelo morro do Pontal do Atalaia: Seu acesso é pela estrada que desce o morro do lado esquerdo. A estrada, em determinado ponto, é de terra, dificultando um pouco o acesso. Chegando-se lá, estaciona-se o carro e desce-se uma trilha ou uma grande escadaria até a Praia (a descida e principalmente a subida é para quem tem bom fôlego e resistência física).

A segunda opção: É o aluguel de um barco ou traineira de passeio na Marina dos Pescadores no mesmo esquema da Praia do Forno, só que o percurso do passeio é maior e muito mais bonito. Vale a pena!

Já nas praias, não deixe de ver a Caverna do Amor, muito procurada por casais de namorados, pois diz a lenda que o casal que entrar lá para conhecê-la, saí apaixonado para sempre.

  • Praia boa para todas as idades.
  • Próximo a praia, junto ao morro, encontra-se o bar flutuante, onde pode-se saborear frutos do mar frescos.
Praia do Farol

Praia do Farol

A praia do Farol fica localizada na Ilha de Cabo Frio, também conhecida como a Ilha do Farol.

Para visitar a Ilha do Farol é necessária uma autorização do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e um barco alugado. Isso deve-se em virtude da criação, em 1997, da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo.
A Praia do Farol é paradisíaca e é considerada “a praia mais perfeita do Brasil”.
– INPE
– Revista veja, 03/12/97
– O Globo, 31/01/99
– Reserva da Praia do Farol Biosfera – Unesco

Possui 1000 metros de extensão, grandes dunas e águas azuis, transparentes e geralmente fria.

Do Morro do Pontal do Atalaia e das Prainhas tem-se uma linda visão desta Praia indescritível. A Ilha do Farol tem 5 km de, extensão com picos de até 390 metros de altitude.

Abriga, além das ruínas do Farol (construído em 1833) que lhe dá o nome, a Fenda de Nossa Senhora, a Ponta do Focinho e o Farol Novo (construído em 1861). Destaca-se, entre os atrativos do local a Gruta Azul, que localiza-se na parte Oeste da Ilha.

  • Praia ideal para todas as idades.
  • Acesso somente por barco.
Praia do Forno

Prainha

Praia do Forno é sem dúvidas umas das prais mais belas de Arraial do Cabo, tal beleza, compensa seu difícil acesso por trilha e vegetação típica de restinga que se estende até junto à água, a Praia do Forno tem aproximadamente 500 metros de extensão e águas transparentes, mornas e esverdeadas. Protegida pelo Morro do Forno e sua mata nativa preservada, a enseada é apropriada para o mergulho, pesca submarina e banhistas.

Há duas opções para se chegar à praia:
A primeira é pela trilha que parte do Porto do Forno e leva até o outro lado do morro, onde fica a praia (esta necessita de muita disposição, cuidado e vigor físico, mas a vista é deslumbrante), a segunda, é alugar um barco ou traineira de passeio na Marina dos Pescadores (opção prática e segura).

Já na praia, pode-se, admirar as belezas do local ao lado de corais e peixes ornamentais.

No local existem fazendas para o cultivo de ostras originárias do Pacífico. A partir de Matrizes importadas do Japão, as ostras desenvolvem-se melhor em Arraial, chegando à idade adulta em oito meses, enquanto no seu habitat de origem precisa de um ano.

Formações rochosas magníficas e as ruínas da antiga Fortaleza do Marisco (praticamente destruida)completam o belo visual da Praia do Forno.

  • Praia ideal para todas as idades.
  • Por trilha, é ideal para os amantes de fotografias.
Prainha

Prainha

Logo ao chegar na cidade de Arraial do Cabo, à esquerda, tem-se a primeira estonteante visão: a Prainha.

Enseada de mar tranqüilo, raso e com uma cor que impressiona, vista de cima é um dos mais belos postais da cidade. Situada entre os morros do Mirante e do Forno, com 1.000 metros de extensão, tem águas cristalinas, geralmente mornas e tom de verde-claro.

Apropriada para os mais diversos esportes aquáticos.

Tem aconchegantes quiosques que oferecem bebidas e petiscos à base de pescado. Ao final da praia, à sua direita, através de trilha, alcança-se a Praia da Graçainha, com 15 metros de extensão, cuja faixa de areia só aparece na maré baixa.

A prática de pesca de vara costuma acontecer ali, à noite de lua cheia.

Nesta praia também acontece a pesca de arrastão, no canto ao lado direito, surpreendendo os turistas que tiram belas fotos do “lance” (termo usado quando os pescadores chegam c/ peixes).

Praia ideal para família e idosos.

Praia do Pontal

Praia do Pontal

A praia do Pontal fica à 4 km do centro da cidade, entre a Praia do Foguete e o Morro do Mirante. O acesso para a praia se dá na entrada da cidade, logo após o Pórtico (Portal da Cidade), à esquerda.

É o lugar perfeito para quem aprecia mais tranqüilidade e até privacidade, fora da temporada.

É uma praia própria à pesca de arrastão, nela existem alguns barracões de pesca artesanal bem típicos da Região e poucas canoas que ajudam a dar o clima de paraíso perdido. Com 700 metros de extensão, possui um mar normalmente pacífico, mas que, às vezes, “vira” e atrai os surfistas que melhor conhecem a região.

Logo em frente, vê-se a Ilha do Pontal, que pode ser ponto de visitação para quem tiver um bom caiaque.

No final da praia, à direita, encontra-se uma ponta de terra avançando entre o morro e o mar que é muito utilizado pelos amantes da pesca de vara, para a prática da pescaria. Na extremidade oposta, vemos, ao fundo, uma cidade, Cabo Frio. Isso deve-se ao fato de a outra extremidade da Praia do Pontal ser a Praia do Forte.

Na pequena estrada de volta à cidade, vemos um lindo campo com grama baixa e lindos pinheiros que nos faz viajar e imaginar um maravilhoso piquenique.

  • Por ser uma praia que é limitada por um morro, às vezes encontramos muitas algas trazidas pela correnteza.
  • Praia ideal para família e quando o mar está agitado, para surfistas.

 

Vai correr na WTR Arraial do Cabo?
Garanta sua vaga no Bate e Volta da Pugliese Turismo, com saída do Centro do Rio!

Preocupe-se com seus treinos e deixe que a Pugliese Turismo cuide da sua viagem!

Pugliese Turismo

 

Renato Almeida
Renato Almeida
Empreendedor responsável pela empresa RRtech Web Design & Marketing Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *