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Você conhece os benefícios da cúrcuma?

cúrcuma

A cúrcuma conhecida também como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, raiz-de-sol, turmérico, que vem da família do gengibre, proporciona diversos benefícios para o organismo. O que poucos sabem é que se trata de um santo remédio.

É um alimento indicado para ser incorporado em uma dieta voltada para o fortalecimento do sistema imunológico. Inserida na alimentação diária possui efeito anti-inflamatório, antioxidantes, além de propriedades neuroprotetoras e cardioprotetoras.

A curcumina, princípio ativo da cúrcuma, segundo estudos, inibe as moléculas responsáveis por promover a inflamação, sendo uma poderosa aliada a saúde.

Como já foi dito, a Cúrcuma é um antioxidante, pois protege o corpo dos radicais livres, que em excesso no organismo podem ser tóxicas, danificando células sadias do nosso corpo.

A cúrcuma também tem contraindicações, durante a gestação, por exemplo, alguns trabalhos mostram que estimula a contração uterina, por esse motivo gestantes devem consumi-la em pequenas quantidades.

É possível prescrever a cúrcuma como tempero ou mesmo em suplementação para prevenir inflamações e estresse oxidativo. Estudos sugerem inclusive que a cúrcuma proporciona recuperação muscular mais rápida e menor dano muscular em atletas.

cúrcuma

A cúrcuma também é conhecida como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, raiz-de-sol.

Benefícios da Cúrcuma

– Previne o câncer;

– Aliada no tratamento de câncer;

– Anti-inflamatório;

– Reduz o colesterol;

– Diminui a oxidação do LDL (colateral ruim);

– Inibe a agregação de plaquetas;

– Diminui o tamanho da trombose no infarto do miocárdio;

– Ajuda na diabetes;

– Diminui as crises na esclerose múltipla;

– Previne doenças como Alzheimer e Parkinson;

– Retarda o processo degenerativo nos casos de Alzheimer;

– Diminui as dores causadas pela artrite;

– Contribui para o controle de doenças de pele como psoríase e dermatites;

– Protege contra doenças inflamatórias nos olhos;

– Estimula a regeneração muscular;

– Melhora a capacidade de regenerar feridas;

– Protege o fígado e rins de lesões tóxicas;

– Aumenta a secreção e diminui a formação de cálculo biliar;

– Protege e ajuda a melhorar doenças inflamatórias do intestino;

– Protege contra a catarata;

– Protege o pulmão da formação da fibrose pulmonar;

– Inibe a replicação do HIV.

Dicas para incorporar a cúrcuma à alimentação

– Opte tanto pela cúrcuma em pó, mais facilmente encontrada em lojas de produtos naturais ou redes de supermercado, ou in natura, quando tem um aspecto bem semelhante ao do gengibre, embora com uma cor alaranjada;

– Se esse tempero é uma novidade para você, use pitadas ao preparar os alimentos. A cúrcuma tem um sabor forte. Portanto, ao usar pitadas, é possível treinar o seu paladar. Contudo, se na sua casa há gestante ou crianças, é importante manter esse cuidado ao adicionar o açafrão-da-terra às receitas que serão consumidas por toda a família;

– Adicione a cúrcuma ao temperar carnes brancas. Esse ingrediente vai bem com frango e peixe, embora haja quem opte por usá-la no preparo de carnes vermelhas;

– Ao preparar creme de milho, recheios para tortas salgadas, sopas e até arroz, adicione pitadas de cúrcuma para agregar os benefícios e coloração desse alimento à receita;

– Considere criar temperos caseiros em que o açafrão-da-terra pode ser adicionado. Em um recipiente, misture a cúrcuma com alho e cebola picados, azeite, vinagre, sal e ervas, como salsa e cebolinha, a gosto. Quando armazenado na geladeira, o tempero tem validade de 15 dias. A mistura também pode ser congelada por até três meses.

Seu consumo deve ser diário e a quantidade máxima recomendada para adultos é de 8 gramas por dia.

Consulte seu nutricionista antes de fazer uso mesmo sendo um tratamento natural!

 

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Eu sou a Lú Sampaio Nutri e posso ajudar você a ter uma melhor qualidade de vida através da alimentação.

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Lu Sampaio

 

 

 

 

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Lu Sampaio
Lu Sampaio
Nutricionista Esportiva. Atendo em academias, consultório e presto assessoria nutricional em equipes de corrida. Trabalho com planos alimentares individualizados, de acordo com o estilo de vida e necessidades nutricionais. Meu principal objetivo é ensinar as pessoas a terem uma alimentação saudável com comida de verdade. CRN: 12101049

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