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Vamos retornar aos treinos?

treinos

A ansiedade para retornar aos treinos

 

Vamos com calma, nós amantes das corridas de rua que estamos super ansiosos para retornar aos treinos e tirar o atraso de todos os quilômetros não percorridos durante esses quase 3 meses de quarentena!

É verdade que em algumas cidades a vida está retornando a um novo padrão de normalidade, mas devemos ter cautela na escolha dos locais para treinar e na intensidade dos treinos que sonhamos em voltar a realizar, pois poderão provocar lesões indesejadas.

Tudo isso porque, nessa nossa ansiedade de recuperar a forma física e melhorar o desempenho, aceleramos muito nos treinos pulando fases importantes na preparação sem permitir que o nosso corpo tenha o descanso suficiente para se adaptar adequadamente aos estímulos executados.

Cientes disso, vamos manter atenção especial ao volume de quilômetros percorridos semanalmente, pois está relacionado diretamente ao risco de lesões em corredores. Portanto, segue cinco dicas importantes para retornarmos aos treinos:

  1. Escolha percursos com terrenos planos e se possível de terra batida ou gramado para realizar seus treinos longos. E neste momento, não exagere na distância percorrida nos longões!!
  2. Aumente devagar o volume de quilômetros ao longo das três primeiras semanas. Mesmo sendo um corredor experiente, tenha paciência nesta fase de retorno, não aumente o seu volume mais do que 5km por semana.
  3. Os treinos de rodagem regenerativa devem ser realmente em ritmo suave para auxiliar na sua recuperação para a próxima sessão de treino com maior intensidade.
  4. Procure iniciar a semana com treinos intervalados curtos (200m, 300m e 400m) e as repetições mais longas (800m, 1km, 2km) próximo do seu final de semana.
  5. Seja prudente e não aumente o volume e a intensidade dos seus treinos ao mesmo tempo.

Correr ou não de máscara

A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é de sempre cobrir o rosto ao sair de casa, mesmo que seja para a prática de exercícios físicos.

Muitos especialistas afirmam que as máscaras não substituem o distanciamento social.

E sem dúvida nenhuma, é hoje, o melhor modo de retardar a propagação do vírus. Ou seja, mesmo se correr com uma máscara, ela não o tornará invencível e imune ao vírus.

 

 

Método 5Cs

Conheça o Método 5Cs, desenvolvido pelo professor Edgar Oliveira, utilizado por centenas de corredores. Impactando tanto na performance nas corrida quanto na vida de atletas de todo país.
5Cs – Conhecimento, Consistência, Cronograma, Coragem e Comprometimento.

www.metodo5cs.com.br

 

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Edgar Oliveira
Edgar Oliveira
Criador do Método 5 Cs. Especialista em periodização do treinamento para atletas corredores de pista e rua em todas as faixas de idades. Atleta Olímpico em Barcelona 1992 e Atlanta 1996. Graduado em Educação Física, pós graduado em Administração e Marketing Esportivo. Coordenador Técnico no Instituto Internacional Correr Bem. CREF é 32260 G/RJ.

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