Vamos com calma, nós amantes das corridas de rua que estamos super ansiosos para retornar aos treinos e tirar o atraso de todos os quilômetros não percorridos durante esses quase 3 meses de quarentena!
É verdade que em algumas cidades a vida está retornando a um novo padrão de normalidade, mas devemos ter cautela na escolha dos locais para treinar e na intensidade dos treinos que sonhamos em voltar a realizar, pois poderão provocar lesões indesejadas.
Tudo isso porque, nessa nossa ansiedade de recuperar a forma física e melhorar o desempenho, aceleramos muito nos treinos pulando fases importantes na preparação sem permitir que o nosso corpo tenha o descanso suficiente para se adaptar adequadamente aos estímulos executados.
Cientes disso, vamos manter atenção especial ao volume de quilômetros percorridos semanalmente, pois está relacionado diretamente ao risco de lesões em corredores. Portanto, segue cinco dicas importantes para retornarmos aos treinos:
A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é de sempre cobrir o rosto ao sair de casa, mesmo que seja para a prática de exercícios físicos.
Muitos especialistas afirmam que as máscaras não substituem o distanciamento social.
E sem dúvida nenhuma, é hoje, o melhor modo de retardar a propagação do vírus. Ou seja, mesmo se correr com uma máscara, ela não o tornará invencível e imune ao vírus.
Conheça o Método 5Cs, desenvolvido pelo professor Edgar Oliveira, utilizado por centenas de corredores. Impactando tanto na performance nas corrida quanto na vida de atletas de todo país.
5Cs – Conhecimento, Consistência, Cronograma, Coragem e Comprometimento.
Paavo Nurmi – O Finlandês Voador
É possível vencer uma maratona descalço? Abebe Bikila provou que sim!