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Tipos de açúcares

Tipos de açucar

Os tipos de açúcares disponíveis e suas características


Hoje em dia, as pessoas estão mais conscientes de que devem reduzir o consumo de açúcar para evitar diversos tipos de doenças e para obter mudanças positivas na sua composição corporal. Os índices de obesidade e diabetes aumentaram muito.

No organismo, o açúcar altera os hormônios e neurotransmissores que nos fazem querem comer cada vez mais. No cérebro, os níveis de dopamina aumentam e, ao mesmo tempo, o hormônio leptina, que contribui para a saciedade, não é secretado pelo organismo como normalmente aconteceria com o consumo de outros alimentos.

Quanto mais açúcar nós ingerimos, mais nosso organismo “pede” o sabor doce. Sabendo disso, a indústria alimentícia está sempre trabalhando para fazer alimentos palatáveis, com sabores moderados, tornando as pessoas cada vez mais viciadas nesses alimentos.

Existem muitos tipos de açúcares disponíveis hoje nos mercados com diferentes características, que ficamos perdidos em escolher.

Colocarei abaixo os tipos de açúcares existentes e suas principais características, pois assim você verá a melhor opção de acordo com seus objetivos.

tipos de açucares


Tipos de açúcares:

– Açúcar refinado: é um dos mais conhecidos. Fabricado a partir da diluição do açúcar cristal. Nesse processo, são adicionados produtos químicos como o enxofre, para que ele fique com a cor bem branca e uniforme.

 

– Açúcar cristal: Ele possui grãos grandes e transparentes e é mais difícil de ser dissolvido nos líquidos. É extraído do caldo de cana, e ao ser fabricado, passa por um refinamento leve, retirando cerca de 90% dos sais minerais. Por ser barato e render bastante, é muito usado na indústria para fabricação de alimentos e no comércio.

 

– Açúcar de confeiteiro: como o nome já diz, é o açúcar utilizado na fabricação de receitas “de padaria”, em pães, bolos, doces em geral e coberturas. Os cristais são extremamente finos e delicados, parecendo inclusive farinha. Não é indicado para consumo diário.

 

– Açúcar mascavo: é um dos açúcares mais saudáveis, porque não passa pelo processo de refinamento na indústria. Ele tem a cor caramelo, é obtido através da cana de açúcar e em seguida cozido, fazendo com que seus valores nutricionais sejam preservados. Seu sabor se assemelha a rapadura, portanto, não agrada a todos os paladares. Quanto mais escuro melhor (significa que passou por menor número de filtragens).

 

– Açúcar demerara: seu processo de fabricação é parecido com o mascavo, porém, passa por um refinamento leve (que, vale dizer: recebe pouco ou nenhum aditivo químico). É semelhante ao açúcar mascavo também em termos nutricionais, porém, seu uso não altera de forma significativa o sabor dos alimentos, então é muito utilizado em receitas saudáveis doces e para adoçar bebidas.

 

– Açúcar orgânico: seus benefícios estão relacionados ao cultivo da matéria prima (cana de açúcar), que não leva agrotóxicos, e nem no processo de produção industrial não se utiliza enxofre, ácido fosfórico e outros elementos. Para acompanhar a sustentabilidade do produto, a embalagem deve ser biodegradável. Não é refinado, então possui grãos escuros e grossos, semelhantes aos grãos do açúcar mascavo. É como se fosse um açúcar mascavo, mas a vantagem é estar adquirindo um produto orgânico.

 

– Açúcar “light”: é uma mistura de açúcar refinado com adição de adoçantes artificiais, como ciclamato, sacarina e aspartame. Devido a isso, adoça mais que os demais açúcares, é utilizado em menor quantidade e é menos calórico.

 

– Açúcar de coco: ficou famosos nos últimos tempos. Possui baixo índice glicêmico (35), evitando picos de insulina, o que é bom para o emagrecimento. É feito a partir das palmas do coco e seu processo de fabricação não inclui o refinamento, portanto, os nutrientes são mantidos e possui um bom poder de adoçar sem deixar sabor residual. O único probleminha dele ainda é o preço. Obs.: O índice glicêmico é a velocidade em que o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue.

 

É importante ficar atento também com os açúcares adicionados aos alimentos processados. É fundamental observar nos rótulos qual a lista de ingredientes, mas, geralmente, só encontramos os valores referentes aos carboidratos totais, ou seja, não é tão fácil identificar qual parcela corresponde ao açúcar.

Se no rótulo não encontrar a palavra “açúcar”, veja se não consta maltodextrina, xarope de milho, xarope de glicose, glicose de milho, dextrose, frutose, extrato de malte, que também são tipos de açúcar adicionados na preparação dos alimentos.

 

Alguns açúcares de baixo índice glicêmico que podemos destacar são: açúcar de coco e o xilitol. Mas, cuidado, pois eles também possuem calorias e seu consumo deve ser moderado. Procure sempre um nutricionista para auxiliá-lo nessas escolhas.

Independentemente do tipo de açúcar que você escolher consumir, lembre-se de utilizá-lo com moderação, pois excesso pode prejudicar muito sua saúde e causar doenças.

Lembre-se açúcar é açúcar!

 

Quer saber mais sobre alimentação saudável?

Vem comigo, eu vou lhe ajudar!

Eu sou a Lú Sampaio Nutri e posso ajudar você a ter uma melhor qualidade de vida através da alimentação.

Voltei com os atendimentos presenciais e continuo com os atendimentos online!

 

Lu Sampaio

 

 

 

 

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Lu Sampaio
Lu Sampaio
Nutricionista Esportiva. Atendo em academias, consultório e presto assessoria nutricional em equipes de corrida. Trabalho com planos alimentares individualizados, de acordo com o estilo de vida e necessidades nutricionais. Meu principal objetivo é ensinar as pessoas a terem uma alimentação saudável com comida de verdade. CRN: 12101049

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