Prepare sua equipe para os campeonatos da Temporada 2019
Prepare sua equipe para os campeonatos da Temporada 2019
15/01/2019
Trilha da Pedra do Sino – Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)
Trilha da Pedra do Sino – Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)
16/01/2019
Exibir tudo

Queimaduras de Sol

Queimaduras de Sol

Queimaduras de sol facilmente podem pegar até mesmo o mais experiente dos corredores desprevenido e deixá-lo vermelho igual a um pimentão após um treino, especialmente em dias de verão nublados ou ao encontrar amigos e confraternizar após um evento.

Mas o bronzeado acentuado com a marca da camiseta é a menor das preocupações diante de queimaduras ou outros problemas associados com a exposição ao sol como o envelhecimento precoce da pele, o câncer de pele (melanoma) e até mesmo alterações de DNA que podem ocorrer pela ação dos raios UVA e UVB.

Ao mesmo tempo que tomar “banho” de sol diretamente sobre a pele é essencial para a produção de vitamina D (o indicado é pelo menos 5-10 minutos periodicamente sobre a pele exposta e sem protetor solar), a exposição excessiva aos raios do astro Rei merece atenção especial de quem treina ao ar livre e alguns cuidados são necessários.

As queimaduras de sol podem ter o mesmo grau de severidade que queimaduras de calor (primeiro grau: vermelhidão, dor; segundo grau: algumas bolhas, dor, inchaço; terceiro grau: grandes bolhas, muita dor) e causar sintomas semelhantes aos da gripe (febre baixa, calafrios, prostração).

Queimaduras de primeiro grau são incômodas mas de forma geral não exigem maiores cuidados além de alívio sintomático da pele, mas em caso de queimaduras de segundo ou terceiro grau o ideal é procurar atendimento médico podendo ser necessário o uso de medicamentos para administrar as lesões e a dor.

Adicionalmente, queimaduras de pele de grande extensão de segundo ou terceiro grau podem levar à desidratação significativa e alterar a percepção de calor e regulação da temperatura.

A prevenção é simples:

  • Evite correr entre 10 da manhã e 14h da tarde
  • Use protetor solar sobre a pele exposta, especialmente atrás das orelhas e no pescoço. Leve o protetor em um recipiente pequeno para que ele possa ser reaplicado
  • Use camiseta de manga longa em trilhas muito abertas, sem cobertura de vegetação

Queimaduras de pele podem ocorrer com facilidade e também podem ser evitados com facilidade. Cuide da sua pele e previna os problemas de curto prazo como as queimaduras mas também problemas de longo prazo como o câncer de pele!

Fonte: Camelback

Artigo escrito por Samanta Chu.

Renato Almeida
Renato Almeida
Empreendedor responsável pela empresa RRtech Web Design & Marketing Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *