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Princípios para retomar os treinamentos de corrida, assim que possível

Treinamento de corrida

Princípios para retomar os treinamentos de corrida com sabedoria

 

Logo, logo estaremos treinando com regularidade e melhorando o nosso nível de condicionamento aeróbio com os olhos no calendário de provas.

Gostaria de compartilhar com vocês esses princípios do treinamento que auxiliam bastante na montagem das sessões, a fim de garantir uma melhora progressiva da sua potência e capacidade aeróbia.

 

Retorno ao treinamento

 

Minha dica é que a ênfase nesta fase de retorno aos treinos deverá ser dada principalmente nos estímulos aeróbios com intensidade não tão elevada.

1. Princípio da individualidade: A sua genética tem papel importante e determinará as respostas que promoverão as adaptações esperadas, de acordo com os estímulos executados: carga, volume e intensidade.

2. Princípio da continuidade: Se você não quiser perder o que alcançou no seu condicionamento físico, deverá manter a prática com consistência.

3. Princípio da reversibilidade: Os benefícios alcançados durante meses poderão ser perdidos em poucas semanas de interrupção ou redução dos estímulos nas atividades físicas.

4. Princípio da especificidade: A característica do estímulo direciona e determina as adaptações de acordo com o objetivo principal do treinamento. Ex: atenção especial ao componente do rendimento aeróbio (capacidade ou potência).

5. Princípio da carga progressiva: Os estímulos ao longo das fases de preparação devem ser crescentes para promover adaptações e melhora no nível de aptidão física ou performance.

 

Método 5Cs

 

Conheça o Método 5Cs, desenvolvido pelo professor Edgar Oliveira, utilizado por centenas de corredores. Impactando tanto na performance nas corrida quanto na vida de atletas de todo país.
5Cs – Conhecimento, Consistência, Cronograma, Coragem e Comprometimento.

www.metodo5cs.com.br

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Outras matérias do Edgar Oliveira:

Treinando em casa: manter a resistência aeróbia 2

Treinando em casa: manter a sua resistência aeróbia 1

 

Edgar Oliveira
Edgar Oliveira
Criador do Método 5 Cs. Especialista em periodização do treinamento para atletas corredores de pista e rua em todas as faixas de idades. Atleta Olímpico em Barcelona 1992 e Atlanta 1996. Graduado em Educação Física, pós graduado em Administração e Marketing Esportivo. Coordenador Técnico no Instituto Internacional Correr Bem. CREF é 32260 G/RJ.

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