Logo, logo estaremos treinando com regularidade e melhorando o nosso nível de condicionamento aeróbio com os olhos no calendário de provas.
Gostaria de compartilhar com vocês esses princípios do treinamento que auxiliam bastante na montagem das sessões, a fim de garantir uma melhora progressiva da sua potência e capacidade aeróbia.
Minha dica é que a ênfase nesta fase de retorno aos treinos deverá ser dada principalmente nos estímulos aeróbios com intensidade não tão elevada.
1. Princípio da individualidade: A sua genética tem papel importante e determinará as respostas que promoverão as adaptações esperadas, de acordo com os estímulos executados: carga, volume e intensidade.
2. Princípio da continuidade: Se você não quiser perder o que alcançou no seu condicionamento físico, deverá manter a prática com consistência.
3. Princípio da reversibilidade: Os benefícios alcançados durante meses poderão ser perdidos em poucas semanas de interrupção ou redução dos estímulos nas atividades físicas.
4. Princípio da especificidade: A característica do estímulo direciona e determina as adaptações de acordo com o objetivo principal do treinamento. Ex: atenção especial ao componente do rendimento aeróbio (capacidade ou potência).
5. Princípio da carga progressiva: Os estímulos ao longo das fases de preparação devem ser crescentes para promover adaptações e melhora no nível de aptidão física ou performance.
Conheça o Método 5Cs, desenvolvido pelo professor Edgar Oliveira, utilizado por centenas de corredores. Impactando tanto na performance nas corrida quanto na vida de atletas de todo país.
5Cs – Conhecimento, Consistência, Cronograma, Coragem e Comprometimento.
Treinando em casa: manter a resistência aeróbia 2
Treinando em casa: manter a sua resistência aeróbia 1