Meia Maratona de Pomerode
Nos caminhos dos imigrantes alemães… Vamos conhecer a Meia Maratona de Pomerode
26/03/2019
Xterra Ilhabela
XTERRA realiza principal etapa do circuito 2019 nos dias 11 e 12 de maio, em Ilhabela
13/04/2019
Exibir tudo

Planejamento de viagens… Vamos falar sobre malas?

malas

Olááá! Tudo bem?
E continuamos nossa viagem pelo mundo do planejamento… Hoje vamos falar sobre malas… Afinal, arrumar as malas de uma maneira adequada ajuda a ter uma viagem tranquila. Não acredita? Vem comigo…

Um tempo antes de partir para aquele destino onde vai ser a sua corrida, é importante arrumar as malas… E é bom levar em consideração alguns pontos para fazer isso da melhor maneira possível:

Como é o clima local?

Que tipos de passeios serão feitos?

Quantos dias serão gastos nos locais?

A religião predominante do local faz alguma exigência?

A corrida tem itens obrigatórios?

Respondidas todas essas perguntas, é hora de começar a pensar no que levar na mala… Mas aí entra mais um fator importante: peso máximo da mala exigido pelas companhias aéreas. Caso esse limite não seja respeitado, você vai ter que pagar pelo excesso.

Geralmente, o limite de bagagem é de um volume de 23 kg para despacho e mais uma mala de mão de 10 kg. No entanto, sempre confira a regra de cada companhia aérea. Isso pode ser achado no site da empresa e também no seu bilhete. Aliás, verificar através do bilhete é mais seguro, pois dependendo do tipo e da tarifa de bilhete há condições diferenciadas.

E já que falamos de mala de mão ali em cima, vamos entrar nesse assunto agora. A mala de mão é a nossa salvação nas necessidades… Como ela estará sempre com você durante a viagem toda, é sempre bom carregar os objetos de valor, além da roupa que você usará no dia da corrida. Afinal, sabemos que não é bom testar novidades no dia da prova, não é? Vai que a mala que foi despachada seja extraviada.

 

mala

 

Importante lembrar que em viagens internacionais não é permitido levar líquidos com mais de 100 ml na mala de mão. Todos eles devem ser despachados para evitar problemas. E se a fiscalização tiver que jogar fora, ela vai tirar sem dó nem piedade, mesmo que seja o seu super perfume maravilhoso.

Fazer uma checklist pode ser um ponto bastante positivo. Vou deixar aqui o link para você fazer o download gratuito de uma checklist para não esquecer nadinha em uma viagem para correr. É só imprimir e ir marcando o que já for sendo colocado na mala. Espero que goste e te ajude.

 

A importância das etiquetas na bagagem

Use etiquetas para identificação de sua bagagem. E em diversos locais da mala. Não, não é uma neurose… Vai que uma etiqueta sai? E isso não é raro de acontecer. Afinal, a galera que transporta nossas malas cuida “tão bem” delas, né? Joga daqui, joga de lá… Claro que a etiqueta pode sair… Saiu uma? Sem problemas, você tem a outra.

No campo para preencher os dados, eu não costumo colocar meu endereço residencial. Mas coloco e-mail e telefone. Caso seja uma viagem para o exterior, não se esqueça de acrescentar o código internacional brasileiro: +55. Então, o número do telefone ficará: +55 DDD Número.

Se possível, quando for comprar uma mala, evite a cor preta. Essa é uma cor muito comum e pode gerar confusões na esteira.

Para facilitar a identificação da sua mala na esteira é sempre bom colocar fitas coloridas, lenços ou qualquer outra coisa para chamar a atenção. Uma medida simples como essa diminuirá os riscos de algum outro passageiro pegar a sua mala por engano.

 

mala

 

Uso de cadeados em malas de viagem

Uma maneira de diminuir os riscos de furtos de coisas do interior das malas é usar um cadeado. Aqui no Brasil, você pode usar qualquer tipo de cadeado, sem o menor problema.

No entanto, caso a viagem seja para o Canadá ou para os Estados Unidos é importante usar os cadeados TSA (Transport Security Administration). Como sua mala pode ser revistada a qualquer momento, eles têm uma chave mestra que abre cadeados desse tipo. Se o cadeado for tradicional, eles vão arrombar o cadeado e sua mala ficará desprotegida no resto da viagem.

 

mala

Os cadeados TSA têm esse símbolo vermelho

Ah, e não se esqueça de anotar o código do cadeado em algum lugar (pode ser nas notas do celular). Por experiência própria, não é uma boa coisa esquecê-lo…

Embalando malas

Uma outra maneira de proteger as malas é embalando-as.  Claro que isso não impede que alguém vá abri-las. Mas, vai dar mais trabalho, correto? E ainda protege a mala de danos como arranhões e rasgos.

Você pode fazer isso no aeroporto, mas também pode embalar a sua mala em casa mesmo.

 

mala

 

Para isso, é só usar o papel filme. Sim, aquele que usamos para embalar comida! Fiz um vídeo sobre o assunto. Caso você queira dar uma olhadinha de como é fácil, confira no Viajar correndo.

Viu como falar de malas gera muito assunto? Você costuma colocar cadeados nas suas malas? Com quanto tempo de antecedência faz sua mala? Faz checklist? Já teve mala perdida? Conte aqui nos comentários! Vou adorar continuar a nossa conversa.

Até a quarta sexta-feira de abril, com alguma prova legal pelo mundo!

Um super beijo,

Carolina Belo

Carolina Belo
Carolina Belo
Olááá! Eu sou Carolina Belo, um ser “múltiplo”. Isso porque sou Bióloga, Turismóloga e Guia de Turismo. E nessa mistura toda ainda sou viajante e corredora. Gosto muito de escrever, principalmente quando o tema envolve minhas paixões: viagem, corrida e fotografia. Sou uma pessoa feliz...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *