Maratonista corre 30 km carregando cãozinho abandonado e o adota após a prova
Maratonista corre 30 km carregando cãozinho abandonado e o adota após a prova
04/02/2019
3 opções de trilhas no Brasil para fazer com as crianças
3 opções de trilhas no Brasil para fazer com as crianças
11/02/2019
Exibir tudo

Planejamento de viagens para participar de corridas: o que levar em consideração?

Viagens e corridas

Olááá! Tudo bem? Eu sou Carolina Belo e estarei aqui com você todas as segundas e quartas sextas-feiras do mês. Ficou estranho, né? Mas de quinze em quinze dias teremos um encontro aqui no Todo Mundo Corre. O assunto? Não podia ser diferente: viagens para participar de corridas.

Isso porque amo viajar para participar de corridas no Brasil e no mundo. Até escrevo um blog sobre essas experiências: o Viajar correndo. Então, aqui no Todo Mundo Corre, vamos conversar no nosso primeiro encontro do mês sobre algum assunto relacionado à viagem em si. Já no nosso segundo encontro do mês, vamos falar sobre alguma corrida interessante no Brasil ou no mundo. Beleza?

Aproveito para agradecer à equipe do Todo Mundo Corre por abrir este espaço para poder falar sobre esse assunto que tanto amo e que me motiva todos os dias!

No nosso primeiro texto aqui no Todo Mundo Corre decidi “começar pelo começo”. Assim, quando queremos viajar para participar de corrida devemos pensar na corrida, claro, e depois focar no planejamento…

E como ainda estamos no primeiro trimestre do ano e muita gente está elaborando o seu calendário de provas, acho que tem tudo a ver.

calendário de corridas
Ter um calendário é importante para o planejamento de suas corridas

Planejar não engloba apenas selecionar a prova, o destino e separar o dinheiro para a viagem. Engloba muito mais, quer ver?

Definir a época de viagem… Vai ser nas férias? Apenas um bate e volta?

Escolher o roteiro… Você precisa decidir os passeios que deseja fazer.

Decidir o orçamento para a viagem… Quanto você pode e pretende gastar?

Comprar passagens, sejam elas aéreas ou rodoviárias.

Reservar a hospedagem…

Contratar seguro viagem. No caso de viagens para correr o seguro precisa ser especial. Vamos falar sobre isso em breve…

Observar a necessidade de vistos, vacinas, documentos para a imigração, atestados médicos para as provas.

Elaborar as malas despachadas e a mala de mão.

Viagens e corridas
Há algumas regras para as bagagens de mão que devem ser observadas

Viu só? Tem muitaaaaa coisa envolvida no planejamento e organização de uma viagem.

Calma! Eu não coloquei isso aqui para você ficar com medo e sair correndo e dizendo:

“Não quero nem pensar em viajar”.

Nada disso… Apenas é importante deixar claro que tendo esse trabalho inicial, você vai poder curtir sua viagem para participar de corrida (ou não) de maneira tranquila e prazerosa. Afinal, tudo está bem amarradinho.

Então, para este texto não ficar gigante e você não ficar de novo com vontade de sair correndo, vou abordar apenas um dos tópicos citados. E assim iremos durante as segundas sextas-feiras dos meses seguintes!

Vamos começar com a definição do local e da época do ano para fazer a sua viagem para participar de corridas. Penso que eles estão relacionados e, por isso, podem ser abordados em conjunto.

Você deseja fazer uma prova nacional ou internacional? Esse é um ponto muito importante a ser definido. Afinal, aí entram as questões de câmbio, alimentação, clima, deslocamentos, fuso horário, idiomas e documentos como passaporte, visto e certificado internacional de vacinação, por exemplo.

Uma viagem nacional, normalmente, é mais simples para ser organizada. Mas, claro, isso não quer dizer que uma internacional seja impossível. Apenas temos que levar outros fatores, como os citados acima, em consideração.

Também é necessário levar em conta as datas das viagens. Se a prova acontecer em alta temporada, como na época das férias escolares, os preços podem estar mais elevados que o normal. Além disso, os destinos ainda podem estar lotados. É isso que você deseja? Porque mesmo indo para correr, você vai fazer passeios, não é? É uma coisa a ser pensada…

Não vai ter férias? Vai fazer bate e volta? Ótimo! Vai direto no dia da prova ou um dia antes? Há possibilidade de entrega de kit no dia da prova? Qual será o meio de transporte adotado? Você vai dirigindo? Não vai se cansar antes da corrida? E depois da corrida? Você vai estar bem para dirigir de volta? A atenção também precisa estar na questão do horário e nas condições da estrada.

Viagens e corridas
A WTR Arraial do Cabo é uma prova em que é possível um bate e volta

Ainda em relação à data da viagem, outro ponto a ser pensado é o clima. Como são as temperaturas médias nessa época na localidade? A prova acontece no verão? É no frio? Você precisa comprar roupas adequadas? A organização exige equipamentos obrigatórios?

Viagens e corridas
Correr em um lugar seco é bem diferente de correr em um lugar úmido

Ou seja, como você pôde perceber, são vários os fatores que precisam ser examinados durante o planejamento de uma viagem. Eu quis, com este texto, dar uma geral no assunto. Agora, nos nossos próximos encontros (durante as segundas sextas-feiras do mês), vou aprofundar essas questões!

Se você quiser uma imagem resumida com todas as etapas do planejamento de uma viagem para correr, faça aqui o seu download gratuito!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira complementar com alguma informação, não hesite em mandar seu comentário! Vou adorar continuar essa conversa!

Espero você daqui a quinze dias para falarmos sobre alguma prova interessante pelo mundo!

Até a próxima!

Um super beijo,

Carolina

Viagens e corridas

O Viajar correndo é um blog que oferece dicas específicas sobre provas no Brasil e no mundo e mostra os passeios nos locais da corrida para os viajantes corredores. Além disso, possui as seções “Leia correndo” onde são feitas resenhas de livros de corrida, “Viagem, corrida e vaidade” que fala de assuntos de beleza relacionados a viagens e corridas e o “Eu não fui, mas meu amigo foi” onde os leitores enviam seus relatos.

Carolina Belo
Carolina Belo
Olááá! Eu sou Carolina Belo, um ser “múltiplo”. Isso porque sou Bióloga, Turismóloga e Guia de Turismo. E nessa mistura toda ainda sou viajante e corredora. Gosto muito de escrever, principalmente quando o tema envolve minhas paixões: viagem, corrida e fotografia. Sou uma pessoa feliz...

1 Comentário

  1. Muito bom esse post! Dicas preciosas para quem vai viajar e correr, ou mesmo só viajar! Cuidados antes de uma viagem garantem que o passeio todo seja tranquilo e prazeroso! Parabéns pelo espaço Carol! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *