Plogging: a corrida em prol do meio ambiente
12/09/2019
Cidade de Tiradentes (MG) recebe edição do XTERRA pela 11° vez
16/09/2019
Exibir tudo

Passagens aéreas e viagem: uma combinação que pode ser perfeita se você souber comprar

Passagens aéreas e viagem - uma combinação que pode ser perfeita se você souber comprar

Olááá! Tudo bem? E hoje vamos ter mais uma conversa sobre planejamento…

E acho que ela será bem longa porque o assunto do dia dá muito “pano pra manga” (e tenho certeza de que você concordará com isso…). Afinal, qual é o tema do dia? Passagens! Apesar de podermos ir de ônibus, o foco deste post será sobre as passagens aéreas. Vamos lá…

A gente começa com o processo de compra. Como todo mercado, as passagens sofrem a influência da lei da oferta e da procura. Quanto mais gente procura por passagens para uma data e um destino específico, mais caro fica.

Para nadar contra a maré, a ideia é buscar por datas mais flexíveis e destinos menos procurados. A flexibilidade para viajar em um outro momento pode ocasionar em tarifas menores. E você ainda lucra com aeroportos menos lotados (e localidades também)…

O dia da semana também é condição para bons ou maus preços. Pesquisam indicam que as terças, quartas e quintas-feiras são bons dias de preços mais baixos. E em viagens de fins de semana, o retorno na segunda-feira também é bastante positivo (já testei e confirmo!).

No entanto, às vezes, fazer essas buscas não é possível, pois a viagem é para participar de uma corrida determinada (e a corrida é em uma data específica e/ou cara) ou você não tem como flexibilizar suas férias.

Então, devemos usar outras técnicas…

1) Pesquise muito para procurar o menor preço. Fique atento às promoções das companhias aéreas. Elas, geralmente, começam na sexta-feira e seguem durante o final de semana.

2) Acompanhe o preço das passagens. Você pode pesquisar nos metabuscadores como Kayak, Skyscanner e Google Flights. E para ficar atento às promoções, existem sites dedicados a informarem sobre isso…  Como exemplos, temos: Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis.

Uma dica! Pesquise nos metabuscadores, mas, na hora de comprar a passagem, compre diretamente no site da companhia aérea. Assim, você evita pagar a taxa de serviço cobrada por algum deles.

3) Pague suas passagens aéreas com milhas. Já falamos sobre os programas de milhas aéreas. Cada empresa tem suas próprias regras para os programas, mas a ideia é juntar pontos e depois trocá-los por trechos de viagens. Algumas vezes pode ser bem cara a pontuação, mas, em outras, você pode ter a sorte de encontrar aquela passagem em um preço excelente. Mais uma vez, tudo é a pesquisa e o acompanhamento…

4) Não deixe para comprar a passagem muito em cima da viagem. Compre-a com pelo menos seis meses de antecedência. Isso também pode baratear a sua viagem.

5) Às vezes, não ir para o destino direto também pode ajudar no custo das passagens… Oi? Sério? Como assim? Fazer rotas alternativas pode ser uma boa. Países ou cidades vizinhos podem baratear as passagens. Quando fui participar da Maratona de Dubai saía muito mais em conta comprar um voo para Istambul tendo uma parada de alguns dias em Dubai. Eu aproveitei a parada para correr e depois fui passar três dias nessa cidade que amo de paixão. Entenda… A ideia da viagem era Dubai, mas o voo Rio-Dubai-Rio estava muito mais caro que Rio-Dubai-Istambul-Rio. Então, valia a pena programar dessa forma.

Google Flights

Google Flights. Imagem: captura do site.

 

Já ouviu o TMCast com o Viajar Correndo? Corre lá!

 

Aeroportos alternativos

Neste tópico, também podemos pensar não só em rotas alternativas, mas também em aeroportos alternativos. Uma cidade pode ter dois aeroportos e, de repente, você consegue uma passagem bem mais em conta para o aeroporto que não é o mais importante.

Algumas vantagens além dos preços podem existir… O trânsito pode ser melhor… Mas você só deve se atentar sobre os gastos com transporte para sair do aeroporto (que pode ser menos equipado com transportes, ou não! Mais uma vez, a pesquisa sendo nossa aliada).

Uma outra dica! Pesquise preços de passagens usando a navegação anônima. Você já deve ter tido a experiência de navegar por um site, ver um produto e, alguns minutos depois (para não dizer segundos), começar a ser “bombardeado” por um monte de propagandas sobre o tal produto.

O mesmo acontece quando você usa o navegador para pesquisar sobre passagens. O seu histórico de pesquisa fica ali e as empresas usam os cookies para saber de suas intenções. E, com isso, elas passam a oferecer passagens mais caras para o destino que você deseja.

Não dá para navegar anonimamente? Tente limpar os cookies do seu navegador. Isso também ajuda a evitar que as companhias aéreas “observem” seus hábitos e aumente o preço das passagens.

Nossa, falei demais! Eu disse que esse assunto rende… Espero que você tenha gostado! Se ficou alguma dúvida, envie aqui nos comentários e a gente continua essa conversa!

Um super beijo e até a próxima (daqui a duas semanas)!

Carolina Belo
Carolina Belo
Olááá! Eu sou Carolina Belo, um ser “múltiplo”. Isso porque sou Bióloga, Turismóloga e Guia de Turismo. E nessa mistura toda ainda sou viajante e corredora. Gosto muito de escrever, principalmente quando o tema envolve minhas paixões: viagem, corrida e fotografia. Sou uma pessoa feliz...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *