TMCast 04
TMCast 04 – Aos amantes da corrida. Quais são seus ideais?
20/09/2019
11 livros que todo corredor deveria ter em sua estante
11 livros que todo corredor deveria ter em sua estante
08/10/2019
Exibir tudo

Para o alto e avante! Viramos história em quadrinhos?

Não… Mass… O que isso tem a ver com corrida?

Olááá! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre um tipo de corrida meio diferente que tem mexido com a imaginação de muitas pessoas. Sabe aquele lema “para o alto e avante”? Ele tem tudo a ver com o texto de hoje.

Sim, porque vamos falar da Corrida Vertical. Vamos lá?

Na Corrida Vertical, os arranha-céus mais emblemáticos do mundo são o cenário desse esporte, onde os principais especialistas internacionais podem subir 100 lances de escada em apenas alguns minutos. Sério, poucos minutos MESMO!

Chamado de Skyrunning, esse esporte tem sido coordenado pela Federação Internacional de Skyrunning desde 2009.

A Federação coordena diversas pesquisas científicas para mostrar os benefícios desse esporte. Segundo eles, a ideia não é apenas otimizar a corrida em escadas, mas gerar o “Vertical Fitness”, ou seja, um projeto de saúde e bem-estar que envolve subir escadas para beneficiar um público menos ativo.

O Circuito Vertical Mundial, como o nome já diz, acontece em vários lugares do mundo. Olha as opções de cidades: Seul, Milão, Ho Chi Minh, Paris, Nova Iorque, Londres, Pequim, Shangai, Dubai, Osaka, e Hong Kong.

As edições de Shangai, Dubai, Osaka e Hong Kong ainda vão acontecer. Dá uma conferida nas datas:

20 de outubro – Shangai;

25 de outubro – Dubai;

10 de novembro – Osaka;

1 de dezembro – Hong Kong.

Quem sabe é uma possibilidade para você ter essa experiência?

Vertical World Circuit

Calendário do Vertical World Circuit. Imagem: www.verticalworldcircuit.com

 

 

No Brasil, também tivemos algumas provas coordenadas pela Federação Internacional de Skyrunning… Lembro que, durante muitos anos, ela acontecia no prédio da Editora Abril, em São Paulo.

A última edição dessa prova aconteceu em 2014.  Os atletas profissionais subiram 30 andares em menos de cinco minutos, em um total de 672 degraus. Já os amadores tiveram o percurso reduzido para 21 andares, totalizando 504 degraus. A largada foi realizada em baterias divididas de acordo com a idade dos participantes, com largadas a cada 30 minutos.

Atualmente, ocorre uma corrida vertical em Santos.  Ela acontece em uma escadaria histórica da cidade: a Escadaria de Monte Serrat.

Com 402 degraus, ela possui 14 nichos que reproduzem cenas da Via Sacra. No topo da escadaria encontram-se o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, construído há mais de 400 anos.

Escadarias do Monte Serrat

Escadarias do Monte Serrat. Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

 

Gostou da ideia? A 9ª corrida vertical Escadaria do Monte Serrat já tem data para 2020.  Será no dia 05 de julho. Para maiores informações, confira a página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/corridaverticalsantos/

Até eu me interessei, he he he he… Vamos?

No entanto, se você não quiser esperar até julho, aqui no Rio haverá uma prova que não é uma corrida vertical propriamente dita, mas que tem uma ideia parecida: o II Desafio Escadaria Igreja da Penha.

Serão 382 degraus da escadaria da Igreja da Penha e mais um trecho de trilha, totalizando 2.400m (uma volta). Você pode dar uma volta, duas voltas (4800 metros) ou quatro voltas (9800 metros).

Aproveite que as inscrições estão abertas até 13 de outubro e faça a sua. Eu estarei nesse desafio também!

 Nossa Senhora da Penha de França

A Basílica Santuário da Penha conta com 382 degraus da escadaria principal. Foto: www.basilicasantuariopenhario.org.br

E você? Já participou de alguma prova que envolva a subida de escadas como atração principal? O que achou dessa experiência? Conte aqui nos comentários. Vai ser muito bom poder ouvir as suas impressões sobre essa modalidade diferente de corrida.

Então, finalizo por aqui, mas aguardo você em outubro aqui no Todo Mundo Corre!

Até a próxima!

Um super beijo,

Carolina Belo

Carolina Belo
Carolina Belo
Olááá! Eu sou Carolina Belo, um ser “múltiplo”. Isso porque sou Bióloga, Turismóloga e Guia de Turismo. E nessa mistura toda ainda sou viajante e corredora. Gosto muito de escrever, principalmente quando o tema envolve minhas paixões: viagem, corrida e fotografia. Sou uma pessoa feliz...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *