Assaduras
Assaduras
26/02/2019
Movimente-se
Pratique atividades físicas e viva melhor
11/03/2019
Exibir tudo

Orçamento para viagens para participar de corridas… Vamos falar de economia?

Olááá! Tudo bem? Hoje temos o nosso encontro mais geral. E vamos continuar falando sobre planejamento… Desta vez, financeiro! Afinal, a gente precisa de dinheiro para viajar, não é? Então, vamos lá…

Houve uma época na minha vida em que eu viajava muito para correr.  E muito que eu digo era uma média de duas a três vezes por mês. Não, eu não era rica. Eu apenas tinha prioridades!

Quando você não está nadando no dinheiro e quer muito viajar, o que você precisa é controlar os gastos do dia a dia. Você precisa comprar roupas novas sempre? Você precisa tomar aquele cafezinho sempre?

Uma história que conto sempre (e tem até um vídeo lá no Canal do Viajar correndo no YouTube) é sobre a roupinha… Resumindo: uma pessoa quando soube que eu iria viajar a Londres soltou a pérola:

“Vou passar a usar roupinha e viajar mais”.

O que ela quis dizer? Que não gastava dinheiro com roupas de marca e podia viajar. E era isso mesmo… Aliás, ainda continua sendo, he he he.

Ano passado fui três vezes à Holanda porque estava sendo intérprete para uma tia durante um tratamento que ela estava fazendo lá. A gente ria quando ia passar no controle de passaporte porque a máquina não fazia nosso reconhecimento facial, mas sim das nossas roupas, que eram sempre as mesmas, ha ha ha ha…

Era sempre essa mesma blusa. Foto: Arquivo pessoal.

No entanto, não é só com roupa que você pode economizar no dia a dia. Às vezes, temos a opção de ir a pé a algum lugar e ainda economizamos na passagem. Ou então, podemos levar comida de casa em vez de comprar na rua e gastar mais.

Analise o seu dia a dia… Faça uma lista com seus gastos e veja onde você pode diminuir ou até mesmo cortar…

Aproveite e veja formas de poupar. Pode ser naqueles cofrinhos em casa mesmo, mas também pode ser em poupança ou em algum investimento. Em alguns deles você não precisa investir tanto dinheiro mensalmente…

Outra coisa a se pensar é a decisão do orçamento para a viagem… Quanto você pode e pretende gastar naquela viagem em si? Sabendo isso, fica muito mais fácil se programar e curtir a viagem… E você não volta em desespero com a próxima fatura do cartão.

Caso a viagem seja para o exterior, ainda devemos levar em consideração o câmbio. E ele varia ao longo do tempo, né? Uma maneira de minimizar as grandes variações nas cotações do Dólar e do Euro (que são as moedas que levamos, muitas vezes) é comprá-los aos poucos.

Aí surge a questão muito comum nas viagens internacionais:

“Devo levar dinheiro em espécie, no cartão pré-pago ou usar o cartão de crédito?”

Eu, Carolina, prefiro levar sempre em espécie. Perigoso? Sim! Mas a ideia de levar um cartão pré-pago e ele não funcionar me aflige mais ainda. Tudo bem que além de funcionar como um cartão de débito internacional ele também permite saques no caixa eletrônico (com pagamento de IOF). Mas não sei… Questão de gosto mesmo…

Apesar de estar exposta nesta foto, a doleira deve ser usada colada ao corpo, sob a roupa. Ela é uma boa opção para levar seu dinheiro durante viagens. Foto: Arquivo pessoal.

Além de levar em espécie, eu sempre habilito dois cartões de crédito para uso no exterior. É só por uma garantia mesmo, pois também há o pagamento de IOF nas transações internacionais. E não queremos gastos desnecessários, não é mesmo? Queremos economizar sempre!

Eu já precisei usar o cartão uma vez quando o hotel que fiquei na Eslovênia não era nada daquilo que esperamos. E se não fosse o cartão, teríamos que ficar naquele lugar horroroso o resto da viagem. Tudo bem que seriam só três dias, mas seriam três dias sofridos. Talvez, a imagem positiva que tive do local fosse alterada por conta dessa experiência ruim…

Bom, como você percebeu, o segredo é economizar. E mesmo que pareça ser complicado, é algo bem natural quando fazemos sempre.

E você? Já tinha pensado sobre isso? Costuma economizar de alguma maneira para suas viagens? Conte aqui nos comentários. Vou adorar continuar essa conversa!

Então é isso! Espero você daqui a quinze dias para falarmos sobre alguma prova interessante pelo mundo!

Até a próxima!

Um super beijo,

Carolina

Carolina Belo
Carolina Belo
Olááá! Eu sou Carolina Belo, um ser “múltiplo”. Isso porque sou Bióloga, Turismóloga e Guia de Turismo. E nessa mistura toda ainda sou viajante e corredora. Gosto muito de escrever, principalmente quando o tema envolve minhas paixões: viagem, corrida e fotografia. Sou uma pessoa feliz...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *