Olááá! Tudo bem? Em mais um post sobre onde correr na Zona Norte do Rio de Janeiro, trago o Engenhão…
Na verdade, esse é o apelido do estádio, por estar localizado no Bairro do Engenho de Dentro. Seu nome oficial é Estádio Nilton Santos.
Aliás, penso que o Engenhão deve ter um problema de “personalidade” muito forte, coitado… Ele teve duas mudanças de nomes em pouquíssimo tempo, he he he he… Já já a gente fala sobre isso…
Localizado no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal, o Engenhão foi construído para os Jogos Pan-americanos de 2007. O estádio foi inaugurado em 30 de junho de 2007, semanas antes do Pan-americano começar, ainda com reparos para fazer.
Ele pertence à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, mas está arrendado ao Botafogo até o ano de 2027.
Inaugurado como Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão teve esse nome até 2017. Mas até lá, muita história aconteceu…
Pelo edital, o arrendatário poderia alterar o nome fantasia do estádio. A ideia do Botafogo era fazer parceria com algum grupo de exploração comercial.
Dessa forma, entre 2009 e 2013, o clube passou a evitar o uso do nome popular Engenhão e chamou o local de Stadium Rio.
Por conta da pressão da torcida Alvinegra, o nome fantasia do estádio foi alterado para Estádio Nilton Santos, em homenagem ao ex-jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira que faleceu em 2013.
Isso aconteceu em 2015.
Em 2017, o nome oficial do Engenhão passou de Estádio Olímpico João Havelange para Estádio Olímpico Nilton Santos através do Decreto nº 42883 de 10 de fevereiro.
Correr em volta do Engenhão é garantir um percurso de 2 km planos. No entanto, esse percurso não é em pista para corrida, como a gente vê no Maracanã, por exemplo…
As calçadas são estreitas e, em alguns trechos, você está junto a rua com os carros.
Além de apreciar o estádio propriamente dito, também podemos ver as antigas oficinas de trem da Central do Brasil que estão ali, na Praça do Trem.
São dois galpões com bastante espaço livre e coberto onde acontecem diversas atividades esportivas e culturais.
Você já correu no entorno do Engenhão? O que achou? Conte aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa!
Eu fico por aqui! E como este é o primeiro post meu de 2021 aqui no Todo Mundo Corre, aproveito para desejar um 2021 excepcional!
Um super beijo e até a próxima!
Carolina Belo
Blog: https://www.viajarcorrendo.com.br
Onde correr na Zona Oeste do Rio: Barra da Tijuca
Onde correr na Zona Sul do Rio de Janeiro: Vista Chinesa
Onde correr no Centro do Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico
Onde correr na Zona Norte do Rio de Janeiro: Parque Madureira