Novo Normal
Novo normal
29/06/2020
Exibir tudo

O que são suplementos nutricionais?

Muitas pessoas fazem uso de suplementos nutricionais, mas não sabe o que significa essas duas palavras.

De acordo com a Portaria nº 33 do Ministério da Saúde (MS), publicada no Diário Oficial em 1998, suplementos são só vitaminas e/ou minerais isolados ou combinados entre si, desde que não ultrapassem 100% da Ingestão Diária Recomendada, cuja sigla, derivada do inglês é RDI.

Acima dessa dosagem são considerados medicamentos, podendo ser de venda livre quando não ultrapassam em até 100% a RDI e vendidos apenas com a prescrição médica quando apresentam valores acima desses limites.

Os suplementos vitamínicos e/ou de minerais são definidos como alimentos que servem para complementar com esses nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, nos casos em que a sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requer suplementação.

Já os alimentos para praticantes de atividade física, subgrupo dos chamados de alimentos para fins especiais, de acordo com a Portaria nº 222, publicada pelo MS, em 1998, são definidos como alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física, incluindo formulações contendo aminoácidos oriundos da hidrólise de proteínas, aminoácidos essenciais quando usados em suplementação para alcançar alto valor biológico e aminoácidos de cadeia ramificada, desde que não apresentem ação terapêutica ou tóxica.

Normas brasileiras

Pelas normas brasileiras, esses produtos são divididos da seguinte forma:

  1. Repositores hidroeletrolíticos para praticantes de atividade física

São produtos formulados a partir de concentração variada de eletrólitos (sódio e cloreto), associada a concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica decorrente da prática de atividade física.

  1. Repositores energéticos para atletas

São produtos que apresentam no mínimo 90% de carboidratos em sua composição, podendo ser acrescido de vitaminas e minerais, com a finalidade de permitir o alcance e/ou a manutenção dos níveis apropriados de energia para atletas.

  1. Alimentos proteicos para atletas

São produtos que apresentam em sua composição predominância de proteína(s), hidrolisada(s) ou não, formulados com o intuito de aumentar a ingestão desse(s) nutriente(s) ou complementar a dieta de atletas cujas necessidades proteicas não estejam sendo satisfatoriamente supridas pelas fontes alimentares habituais.

Os alimentos proteicos devem obedecer aos seguintes requisitos no produto pronto para consumo, darei 2 exemplos:

– Conter mínimo de 50% das calorias oriundas de proteínas;

– Conter mínimo de 65% de proteína de alto valor biológico.

  1. Alimentos compensadores para praticantes de atividade física

São produtos que devem conter concentração variada de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), visando à adequação desses nutrientes à dieta de praticantes de atividade física.

  1. Aminoácidos de cadeia ramificada para atletas

São produtos formulados a partir de concentrações variadas de aminoácidos de cadeia ramificada, com o objetivo de fornecer energia para os atletas.

Nesses produtos, os aminoácidos de cadeia ramificada (valina, leucina e isoleucina), isolados ou combinados, devem constituir, no mínimo, 70% dos nutrientes energéticos da formulação, fornecendo na ingestão diária recomendada até 100% das necessidades diárias de cada aminoácido.

Lembrando

Não use suplementos por conta própria, procure um nutricionista.

Por isso, é fundamental que o profissional nutricionista oriente seus pacientes sobre o uso correto e saudável da suplementação nutricional.

Ela deve ser entendida como um complemento na alimentação e a sua prescrição passa por uma série de critérios que só um profissional qualificado é capaz de avaliar.

 

Quer saber mais sobre os suplementos nutricionais?

Vem comigo, eu vou lhe ajudar!

Eu sou a Lú Sampaio Nutri e posso ajudar você a ter uma melhor qualidade de vida através da alimentação.

Devido a pandemia do COVID-19, estou fazendo atendimento online e presencial!

 

Lu Sampaio

 

 

 

 

Instagramhttps://web.facebook.com/nutrilucianasampaio/?__tn__=%2Cd%2CP-R&eid=ARAIJ2OhkyL6QSQuI32uYKCTmZ4uVekS6FGltXBFnYCcGjw5JVJZ07pcQlAwUBBWd2KU-qihwMW5BVi5WhatsApp

 

 

Outras matérias da Lu Sampaio no Todo Mundo Corre:

A importância da alimentação durante e no pós-treino

Fome Física e Fome Emocional

Relação entre sono e alimentação

 

Lu Sampaio
Lu Sampaio
Nutricionista Esportiva. Atendo em academias, consultório e presto assessoria nutricional em equipes de corrida. Trabalho com planos alimentares individualizados, de acordo com o estilo de vida e necessidades nutricionais. Meu principal objetivo é ensinar as pessoas a terem uma alimentação saudável com comida de verdade. CRN: 12101049

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *