rótulo
Como ler corretamente os rótulos
20/08/2020
Hormônio do exercício pode ter efeito terapêutico no combate ao covid-19
Hormônio do exercício pode ter efeito terapêutico no combate ao Covid-19
02/09/2020
Exibir tudo

O quarteto fantástico

O quarteto fantástico

Olá, pessoal!

O treino mental de hoje trará um reforço  significativo que engrossará a lista de recursos naturais que possuímos em relação a ativar às potencialidades humanas.

Nesta lista constam a força do nosso querer, a resiliência, meditação para atingir o estado de flor com atenção plena assim como ferramentas para limpar as memórias que não servem mais, dando espaço para reprogramação do cérebro, otimizando todo o processo de se viver de maneira mais leve e plena.

Sem esquecer de comentar, agora, tomamos posse do conhecimento das Leis universais e leis sistêmicas familiares que nos regem e sobredeterminam.

Diante dessa fortuna incalculável, apresentarei elementos que não  podem faltar nesse aprendizado essencial, que são o quarteto fantástico, ou seja, os ‘neurotransmissores do bem”.

Os neurotransmissores são: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina também conhecidos como hormônios da felicidade.

Pois bem, vamos conhecê-los, saber qual a função deles é como podemos acessá-los.

Quarteto Fantástico

Você sabe aquela sensação que bate quando está correndo, suando a camisa, sentindo o vento no rosto, a vibração dos companheiros de percurso, da galera ao redor e quando coloca a medalha no peito ao término de uma prova esportiva…

Então!  Nessa hora são disparados em nosso organismo esses hormônios, gerando a sensação de bem-estar e prazer.

Contudo, ter uma vida positiva e feliz também é um processo biológico. Os responsáveis por essa façanha são essas substâncias químicas que enviam impulsos nervosos para todo o resto do corpo com a função de regulagem do ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da memória e da temperatura corporal. Ter essas substâncias em equilíbrio é  fundamental para o bom desempenho na vida.

Iremos descrever, nesse momento, a função que cada uma delas é logo após relatar como podemos acessá-los através da aquisição de hábitos saudáveis.

  • Dopamina é o neurotransmissor principal da regulação dia processos motivacionais.  Ele nos impulsiona para alcançar objetivos.
  • Serotonina é o neurotransmissor responsável por promover a sensação de bem-estar e prazer.
  • Endorfina é  liberada no organismo como um analgésico natural diante de situações de dor e estresse como objetivo de amenizá- Los.
  • Ocitocina é conhecido por ser responsável por promover sensação de confiança, auxiliando na criação de laços de relacionamento de modo geral. É produzido no parto, na amamentação e no orgasmo.

Alguns hábitos regulares que cultivamos podem fazer toda a diferença na produção e regulação desses hormônios em nosso organismo, potencializando assim um desempenho de excelência em todas as áreas da vida.

Rever álbuns de fotos antigas é  algo que pode ajudar nessa missão. Para os cientistas, um dos sintomas da depressão é esquecer dos momentos felizes que foram vividos. As fotos e a conversa com amigos ajudam a rememorar e elevam o humor. Mas, um dos hábitos  mais poderosos é  mesmo a inclusão dos exercícios físicos na rotina diária, vide às orientações dos parceiros Método 5cs e Lu Sampaio.

A ciência comprova, por meio de várias pesquisas, que mexer o corpo funciona como um excelente antidepressivo e ansiolítico, diminuindo a ansiedade e tensão.

Natação, corrida, ciclismo , atividades aeróbicas e outras práticas esportivas são muito bem recomendadas.

Outra recomendação importante para elevar os níveis dessas substâncias químicas no organismo é ter uma alimentação saudável, vide às orientações da parceira Lu Sampaio assim como passar um tempo ao ar livre com exposição adequada ao sol.

A sensação de realização e plenitude ao cruzar na linha de chegada após o término de um circuito é o grande poder do quarteto fantástico. Não  esquecer de agradecer por todo esse movimento de oportunidade de crescimento durante a caminhada.

Gratidão é o que dá sentido à existência!

Use-a sem moderação!

Esse foi mais um treino mental do TODO MUNDO CORRE.

Vamos lá fazer o que será…

Sou Andréa Vicente, psicóloga e estou disponível para trocas e partilhas.

Até breve!

Abraço carinhoso.

WhatsApp ícone Instagram ícone Facebook ícone

 

 

 

Outras matérias da Psicóloga Andréa Vicente

Leis sistêmicas

Leis universais

O poder da Gratidão

O poder do Ho’ponopono

Andréa Vicente
Andréa Vicente
Formada em Psicologia pela UERJ, especialização em Psicologia Médica, Psicanálise com Crianças, Terapia de Casal e Família e Perito Examinador de Trânsito. Atualmente, sou aluna do curso de formação em Constelação Familiar com bonecos. CRP: 05/17715.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *