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O leite de vaca e seu consumo

O uso de produtos lácteos gera uma gama  de dúvidas em relação a sua segurança e eficácia

Já escuraram falar que o “leite de vaca é para bezerros”, então não admire que em alguns casos, esta afirmativa é uma verdade e que pode realmente causar problemas de saúde em humanos.

Mas o resultado final é que o leite é rico em nutrientes e uma fonte conveniente de proteína de alta qualidade, cálcio, vitamina D, riboflavina e muitos outros nutrientes.

Se você optar por evitar o leite de vaca, por qualquer motivo, seu corpo ainda irá necessitar desses nutrientes.

Algumas preocupações oriundas dos consumidores de leite de vaca:

  • Se você está preocupado com a dificuldade de digerir derivados do leite, reconheça que cada pessoa tem uma resposta individual a qualquer alimento.
  • Se você, pessoalmente, sentir inchaço depois de consumir leite ou derivados de leite, experimente reduzir sua ingestão de laticínios para ver se você se sente melhor.
  • Se você se sentir melhor e optar por reduzir sua ingestão de laticínios, aprenda como obter cálcio, vitamina D, proteína, riboflavina, etc. de outras fontes. Leite sem lactose será uma alternativa viável ​​que pode promover uma melhor digestão.
  • Se estiver preocupado com a gordura saturada em função de doença cardíaca, opte por alimentos lácteos com pouca gordura ou sem gordura. Use azeite em vez de manteiga.
  • Se você estiver preocupado com hormônios no leite causando puberdade precoce, observe que há numerosos hormônios em alimentos vegetais e animais. Eles são digeridos no estômago, o que gera uma incapacidade de ter qualquer atividade biológica. Não há conclusão científica de que hormônios em produtos lácteos causem puberdade precoce.
  • Se você está preocupado com antibióticos no leite, tenha certeza, cada tanque de armazenamento de leite é testado para antibióticos e rejeitado se algum for encontrado.
  • Se você acha que o leite de amêndoa é uma troca igual para o leite de vaca, pense novamente. Refiro-me ao leite de amêndoa como “suco de amêndoa” porque é muito pobre em proteínas e não tem o perfil denso de nutrientes do leite de vaca.
  • Se você escolher amêndoas, arroz, coco ou outros leites de plantas, certifique-se de obter sua proteína em outra parte de sua dieta. A melhor alternativa não láctea ao leite de vaca é o leite de soja.

Abraços Fraternos!

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Rogério Fernandes Ferreira
Rogério Fernandes Ferreira
Palestrante, Nutricionista Clinico Esportivo, Mestre em Ciência da Motricidade Humana,Graduado em Educação Física. Atualmente, Consultor técnico da PMRJ; Treinador de Atividades de Ultra-Endurance; Professor Conferencista - PMRJ; Experiência na Área de Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva; com ênfase no Treinamento de Alto Rendimento, Treinamento personalizado e Emagrecimento.

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