Running Tour
Running Tour, conheça as cidades correndo
01/05/2020
Ansiedade
Ansiedade e Alimentação
05/05/2020
Exibir tudo

Maratona: por Angelo Novarini

Angelo Novarini

Maratona: como a encarei.

 

Antes mesmo de te contar como completei os 42.195 metros da maratona, sem nenhum tipo de lesão ou complicação fora do comum, quero compartilhar como lidei com cada parte do percurso e quais foram as minhas estratégias para esse grande desafio.

A largada, quase sempre generosa e eufórica, foi dada e fui em direção ao objetivo principal daquele momento especial que consistiu em completar a distância. Com toda a certeza, cruzar a linha de chegada e conquistar a medalha foi a melhor decisão que tomei para a minha vida.

Foram diversas estratégias que utilizei durante o percurso, tais como: pensamento positivo nos momentos de dificuldade; não recusar qualquer posto de hidratação, que contou com a distribuição de água e repositor hidroeletrolítico a cada 3 km; utilizar os meus géis de carboidrato a cada 15 km, sendo o último no km 37; e persistir em cada passo para a chegada da 15ª edição da Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

 

Angelo Novarini

 

Se preparar para a maratona com antecedência ou seguir pela euforia da inscrição?

Quando fui convidado para realizar a minha primeira e única maratona, até o momento, não tive o tempo coerente de preparação, algo em torno de seis meses ou mais, e tão pouco a orientação profissional que tanto considero necessária.

O desafio foi aceito e me preparei por, aproximadamente, quatro semanas. Como não sabia o que esperar durante o percurso, não experimentei nenhuma variação de treinamento que não estivesse acostumado e aumentei gradualmente o volume, distância/tempo da sessão de treinamento, e fui controlando a intensidade, velocidade percorrida, durante todo o período.

A principal motivação de percorrer a distância, 42.195 metros, foi conhecer lugares da cidade que nunca tinha visitado. No Pontal, a Praça Tim Maia e mais à frente a Praia da Reserva, localizadas no Recreio dos Bandeirantes, fizeram cada momento valer a pena.

 

O que esperar depois de uma preparação consciente?

As dores e o cansaço durante a prova! Por conta do pouco tempo de preparação, orientação e adequação ao estresse o meu corpo não reagiu da forma esperada e tive que lidar com os incômodos durante a maratona.

A nutrição balanceada, o descanso e o treinamento ideal fariam com que o meu corpo se mostrasse melhor condicionado às condições adversas que enfrentei, principalmente a partir do km 37.

 

A orientação profissional teria feito toda a diferença!

Se eu pudesse, hoje, voltar no tempo em que aceitei o desafio, sem dúvida, procuraria orientação profissional. Apesar da experiência que possuo no esporte, sendo atleta de alto rendimento durante quatro dos meus seis anos de prática, o planejamento seria capaz de me fazer alçar voos maiores.

O pós-prova foi um dos momentos mais cruciais da minha carreira e me rendi aos dias de recuperação que tal estresse foi capaz de gerar.

Acredito que o lastro de treinamento associado à consciência de seguir acompanhando o ritmo do meu parceiro da prova, corredor que me convidou e propôs o desafio, foram as respostas mais coerentes para que eu conseguisse seguir para os próximos desafios sem qualquer tipo de complicação.

 

Maratona

Quer saber? No final, tudo valeu a pena!

O tempo final da distância percorrida, 3h50min, esteve longe do que sou capaz de realizar, mas me mostrou o quão importante é entendermos os sinais que o organismo apresenta durante a trajetória que decidimos enfrentar, nos tornando mais autonômicos, e que é de suma importância o acompanhamento de profissionais qualificados para que estejamos menos suscetíveis ao aparecimento de complicações ligadas à saúde.

O maior legado que a maratona me proporcionou foi a resiliência que carrego até o atual momento nos diferentes desafios da minha vida!

 

Assista ao vídeo com o percurso da Maratona do Rio 2016.

 

 

Contatos e maiores informações sobre o atleta Angelo Novarini:

E- mail: angelo.novarini@hotmail.com
Blog: angelonovarini.wordpress.com

Facebook íconeInstagram ícone

 

 

Outras matérias do Angelo Novarini:

Atleta Angelo Novarini

Angelo Novarini
Angelo Novarini
Bacharelando em Educação Física, especialista na modalidade de longa distância na corrida de rua e consultor esportivo, tendo como principal objetivo disseminar a prática consciente, individualizada e planejada do exercício físico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *