sono e alimentação
Relação entre sono e alimentação
26/05/2020
O que significa #TBT ou ThrowBack Thursday?
28/05/2020
Exibir tudo

Longevidade no atletismo master

Longevidade no atletismo master

A missão do atletismo master é incentivar e encorajar as pessoas de todos os níveis e habilidades a participarem dos eventos para se divertir, rever amigos, ou competir para quebrar recordes

Infelizmente continuamos em “isolamento social”, sem poder sair por aí e realizar ou praticar aquilo que mais gostamos. Mas, estamos respeitando e sabemos que é para o bem de todos.
A nível mundial, os governos determinaram que todos os principais eventos esportivos fossem adiados, cancelados e ou realizados sem a presença de público.

Neste ano, teríamos eventos importantes para os atletas máster do nosso país, tais como: Os Jogos Pan Americanos que seriam realizados no Rio de Janeiro; o Campeonato Mundial que seria em Toronto, Canadá; e o Grand Prix Mercosul em Porto Alegre, dentre outros.

Você sabe o que é Atletismo Master?

A missão do atletismo master é incentivar e encorajar as pessoas de todos os níveis e habilidades a participarem dos eventos para se divertir, rever amigos, ou competir para quebrar recordes!

Fique tranquilo que poucos eventos em nosso país exigem marcas mínimas de qualificação.

É composto de várias provas destinadas a atletas master (masculino/feminino) com idade acima de 35 anos, disputadas em faixas etárias divididas em 5 anos, tem também uma categoria para atletas “sub master 30-34 anos”, obedece às mesmas regras das provas olímpicas para pista e campo (denominação essa que difere de modalidade a modalidade), com regulamentação técnica da World Athletics, exceto em casos que tenha modificações específicas da WMA-World Masters Athletics.

São oferecidas muitas modalidades e a pessoa pode participar em várias (corridas, saltos e arremessos) que se estruturam para atender a essa faixa de praticantes que não é composta apenas por ex-atletas, mas também, por pessoas que somente na idade madura tiveram contato com o esporte.

Verifique no quadro abaixo alguns recordes expressivos na América do Sul conquistados por representantes brasileiros nas provas longas. Destaque especial para um fenômeno carioca, o corredor Tuplet Seabra Vasconcellos, nascido no dia 13 de setembro de 1913, em Itaocara no Estado do Rio de Janeiro.

Atletismo master - Tuplet Seabra

Tuplet Seabra com suas medalhas. Imagem: arquivo pessoal.

Após se aposentar, começou a correr aos 69 anos, sem nunca ter praticado esporte. Ao longo de sua carreira, Tuplet participou de 114 maratonas, das quais 14 num único ano. Entre 1997 e 1999, foi recordista brasileiro na categoria acima de 85 anos, nas seguintes provas: 800m (3min58s97); 1.500m (7min56s49); 5.000m (27min41s) e 10.000m (52min15s). No exterior, competiu na Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile. Participou também de cinco campeonatos mundiais: Japão, África do Sul, Estados Unidos, Inglaterra e Itália.

Uma de suas grandes façanhas foi conquistar oito medalhas de ouro num único Campeonato Sul-Americano, correndo distâncias entre 200m e maratona. Em seu último Mundial, em 2007, na Itália, Tuplet, com 95 anos, conquistou a medalha de bronze nos 5.000m; prata nos 1.500m e foi o campeão levando a medalha de ouro nos 10.000m.

Tuplet Seabra Vasconcellos era considerado o mais velho corredor do Brasil, parou de correr regularmente em 2010 porque às vezes tropeçava e caía, mas, mesmo assim, continuou comparecendo nas corridas em que recebia homenagens – como a prova no Rio de Janeiro que leva o seu nome. Faleceu no dia 03 de setembro de 2011 aos 97 anos de idade, dez dias antes do seu aniversário de 98 anos, e foi enterrado na sua cidade de nascimento: Itaocara-RJ.

Corridas longas: brasileiros em destaque

Atletismo Master

*Tempos são recordes Brasileiro/Sulamericano nas categorias (Fonte: www.abram.com.br)

**Maratona – é o recorde brasileiro na categoria 60-64 anos (Fonte: www.abram.com.br)

 

Se você se interessou e gostaria de saber mais e como fazer parte da comunidade dos praticantes do atletismo master no Brasil, entre no site www.abrambrasil.com.br  ABRAM-Associação Brasileira de Atletismo Master.

 

 

Método 5Cs

Conheça o Método 5Cs, desenvolvido pelo professor Edgar Oliveira, utilizado por centenas de corredores. Impactando tanto na performance nas corrida quanto na vida de atletas de todo país.
5Cs – Conhecimento, Consistência, Cronograma, Coragem e Comprometimento.

www.metodo5cs.com.br

 

Instagram

WhatsApp

 

 

Outras matérias do Edgar Oliveira:

É possível vencer uma maratona descalço? Abebe Bikila provou que sim!

Por que movimentar o meu corpo?

Histórias da Maratona Olímpica

Edgar Oliveira
Edgar Oliveira
Criador do Método 5 Cs. Especialista em periodização do treinamento para atletas corredores de pista e rua em todas as faixas de idades. Atleta Olímpico em Barcelona 1992 e Atlanta 1996. Graduado em Educação Física, pós graduado em Administração e Marketing Esportivo. Coordenador Técnico no Instituto Internacional Correr Bem. CREF é 32260 G/RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *