Organizar cosméticos, maquiagens e remédios
Como organizar cosméticos, maquiagens e remédios?
14/08/2020
rótulo
Como ler corretamente os rótulos
20/08/2020
Exibir tudo

Leis sistêmicas

Leis sistêmicas

Olá, pessoal!

Hoje venho trazer para vocês mais um conhecimento importantíssimo que é o das Leis que regem todos os sistemas familiares também conhecidas por Leis Sistêmicas.

Essas Leis são Leis naturais e sempre existiram porém foram observadas e vivenciadas pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger que desenvolveu assim todo os conceitos da Constelação Familiar e Sistêmica.

Essa experiência foi vivenciada através do trabalho que realizou com famílias de várias regiões do mundo  e despertou para o grande ensinamento da movimentação das famílias que funciona como um sistema, buscando  a homeostase, ou seja, garante a harmonia e equilíbrio entre os seus membros, impulsionados por uma força maior, chamada por Amor puro. E, em nome desse Amor, às pessoas do sistema familiar criam vínculos e começa a criar novas famílias.

Peço a você, nesse momento, que feche seus olhos e coloque a imagem de seus pais atrás de você e assim você  como a ponta de uma a seta comece a ver atrás de seus pais; os pais deles e  assim por diante um imenso e infinito leque se abre.

Percebeu?!

Você nunca está sozinho

Você é a junção de todas as histórias vividas por cada uma dessas pessoas que existiram antes de você chegar aqui.

Essas vivências estão armazenadas dentro de suas células e te influenciam, consciente e inconscientemente.

Precisamos entender de onde viemos e sabermos para onde vamos!

Conhecer e entender às influências recebidas.

Para isso, devemos ir à FONTE!

A FONTE é a trajetória dos nossos antepassados!

Metaforicamente falando, a família pode ser considerada como a “Grande Teia” que se alimenta de histórias de pessoas. Se algo se desfaz, é preciso refazer para que haja a reparação do sistema como um todo.

Voltando para o momento atual, volte-se para a sua vida.

Você identifica que está repetindo padrões comportamentais?

Você sente medo e insegurança?

Você percebe que sua vida está estagnada?

Então, se você se reconhece em algum desses movimentos, talvez esteja preso a uma situação disfuncional originada por desordens do sistema familiar de origem.

Dessa forma, é imprescindível recorrer a causa original desse estado emocional e para que isso ocorra é preciso entender às leis sistêmicas.

Vamos a elas!

São descritas por Ordens do Amor:

Leis do pertencimento, Lei da Ordem e Hierarquia e Lei de equilíbrio entre o dar e o tomar.

A primeira lei sistêmica é a lei do pertencimento que nos diz que: Todos temos o direito e a necessidade de pertencer a um sistema familiar de origem. “

Com isso, entende-se a enorme busca do ser humano em ser reconhecido e aceito por uma família e/Ou a um grupo social, forçando nos, muitas vezes, a tomarmos atitudes desconfortáveis para nós, mas, a dinâmica oculta de agradar o outro será atendida. Mas, a que custo pessoal

fazemos isso?

Esse desconforto pode crescer até o ponto de te paralisar. Fique atento em relação a esse comportamento!

Para existirmos como individualidade devemos saber o lugar que ocupamos no mundo e assim falaremos sobre a segunda lei que é a da Ordem e Hierarquia.  Com o intuito de pertencer, tentamos agradar e por vezes, entramos no lugar do outro do sistema e feridos a ordem, onde cada um tem um lugar é os que vieram antes tem precedência. É, se nos colocamos acima desses e tomamos a atitude de substitui-los, haverá uma desordem e desequilíbrio e você tenderá a se distanciar de quem é!

Fique atento

Você nunca será quem não veio para ser!

Essa tentativa inócua acaba por interferir no equilíbrio entre o dar e o tomar que é a terceira lei.

As relações entre os elementos do sistema familiar precisam viver sob essa lógica do equilíbrio onde um oferece o que tem de melhor para que o outro, de coração aberto, recebe, gerando paz e harmonia a essa “Teia da Vida”.

Entender todo o conhecimento sistêmico e praticá-la é a alavanca para o sucesso e prosperidade e é força de realização e concretude dos objetivos de vida, rumo ao propósito e ao pódio!

Vamos lá fazer o que será…

 

Sou Andréa Vicente, psicóloga e estou disponível para trocas e partilhas.

Até breve!

Abraço carinhoso.

WhatsApp ícone Instagram ícone Facebook ícone

 

 

 

Outras matérias da Psicóloga Andréa Vicente

Leis universais

O poder da Gratidão

O poder do Ho’ponopono

Andréa Vicente
Andréa Vicente
Formada em Psicologia pela UERJ, especialização em Psicologia Médica, Psicanálise com Crianças, Terapia de Casal e Família e Perito Examinador de Trânsito. Atualmente, sou aluna do curso de formação em Constelação Familiar com bonecos. CRP: 05/17715.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *