corrida
Os benefícios da corrida
09/09/2020
Setembro Amarelo - A importância do diálogo
Setembro Amarelo: A importância do diálogo
17/09/2020
Exibir tudo

Já é hora de planejar viagem? Afinal, quando será seguro para viajar?

Viajar

Olááá! Tudo bem? Tenho recebido vários e-mails com ofertas de passagens e de hotéis. Aí vêm sempre em mente as perguntas: já é hora de planejar viagem? Quando será seguro para viajar de novo? Essas serão as reflexões para o texto de hoje…

Na prática, só poderemos viajar com segurança depois que órgãos nacionais e internacionais indicarem. Isso inclui o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros.

Mesmo assim, outros fatores vão fazer com que as pessoas se sintam seguras para viajar de novo, como o fim das quarentenas, a diminuição dos casos de coronavírus e a reabertura de atrações turísticas.

A gente sabe que o Turismo foi um dos setores mais atingidos pela pandemia do coronavírus. Muitas viagens foram adiadas ou até mesmo canceladas.

O problema do adiamento para datas como agosto e setembro levou a um outro problema… Como a pandemia ainda não está controlada, algumas pessoas ficaram receosas (e com razão) com a possibilidade de viajar novamente.

Várias vacinas vêm sendo desenvolvidas paralelamente, mas ainda não temos uma certeza de quando elas estarão disponíveis para a população. Por isso, as dúvidas de quando será seguro para viajar novamente aumentam a cada dia.

E como não sabemos a duração da pandemia, não há certeza de quando será seguro novamente. Nem se haverá voos, fronteiras abertas ou se a empresa que vendeu os pacotes ainda estará operando.

O que precisamos levar em consideração para decidir se já é seguro para viajar são vários fatores, mas principalmente:

  • Distância da viagem;
  • Modo de deslocamento;
  • Local da viagem;

Se pensarmos bem, os três fatores citados estão relacionados. Viajar para um local muito longe, geralmente vai exigir que o meio de transporte seja aéreo.

Além disso, algumas empresas aéreas não estão operando completamente. A Alitalia, por exemplo, só volta a operar voo Rio-Roma em março de 2021.

Se o local da viagem for no exterior, é preciso saber das exigências fronteiriças. Os países estão tendo um controle maior das fronteiras.

Na Europa, por exemplo, as fronteiras estão fechadas para brasileiros. Então, de nada adianta planejar uma viagem para a Europa agora.

A lista de países seguros

Cada país tem uma lista de países seguros. E essa lista muda frequentemente. Para se manter atualizado, verifique sempre o site da IATA para saber quem está com restrições.

Por conta dessas dificuldades internacionais, o futuro indica que o predomínio será de viagens locais, para cidades ou estados mais próximos de onde vivemos. E esse tipo de viagem pode ser feito de carro que é muito mais seguro, né?

Ainda dentro dessa questão, as viagens de natureza serão ainda mais beneficiadas. Isso porque muita gente vai preferir evitar cidades grandes pelo risco de contaminação. Então, uma ida ao campo ou à floresta pode ser uma boa opção.

Essa prática de buscar lugares mais isolados pode favorecer um movimento que vinha ganhando força em algumas cidades como Veneza e Amsterdam. O overtourism (superlotação de turistas que resultam em conflitos com os moradores locais).

As cidades devem continuar com suas medidas contra o excesso de turistas após a pandemia. No entanto, a vontade de evitar locais cheios pode vir, agora, dos próprios viajantes, mais preocupados com os riscos de contaminação.

Sendo assim, penso que em 2020 serão possíveis apenas viagens locais e nacionais. Em 2021, poderão acontecer viagens internacionais para brasileiros. No entanto, mais para o meio do ano. E tudo indica que deveremos ter um certificado de saúde para comprovar a ausência do vírus no organismo dos viajantes.

E como serão essas viagens? Acredito que serão um misto de estresse e busca por limpeza.

As medidas de segurança sanitária que foram implementadas durante o surto de coronavírus podem permanecer e se tornar parte dos procedimentos padrão em aeroportos.

Isso aconteceu com o atentado de 11 de setembro e até hoje temos vários procedimentos que foram adotados por conta desse fato.

Viu como não é fácil responder quando será seguro para viajar novamente? São várias situações envolvidas…

E você? O que pensa sobre isso. Quando você acha que será seguro viajar novamente? Você já fez alguma viagem nesse período? Se sim, para onde você foi? Conte aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa!

Até a próxima!

Um super beijo,

Carolina.

 

Blog: https://www.viajarcorrendo.com.br

Instagram ícone Facebook ícone YouTube ícone Twitter ícone Pinterest ícone

 

 

Viajar Correndo

 

Últimas matérias do Viajar Correndo:

Como organizar compromissos e tarefas no dia a dia

Ainda no mundo digital… Como organizar os e-mails!

Organizar a vida digital… Você tem esse costume?

Aplicativo para trabalhar com hábitos e ajudar na rotina

Carolina Belo
Carolina Belo
Olááá! Eu sou Carolina Belo, um ser “múltiplo”. Isso porque sou Bióloga, Turismóloga e Guia de Turismo. E nessa mistura toda ainda sou viajante e corredora. Gosto muito de escrever, principalmente quando o tema envolve minhas paixões: viagem, corrida e fotografia. Sou uma pessoa feliz...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *