Sempre falo com meus pacientes e alunos, que o exercício físico bem orientado é o melhor remédio que existe no mundo.
Durantes a prática de atividades físicas, o corpo produz uma série de Hormônios.
Tipos de hormônios liberados na atividade física:
Pesquisa recente desenvolvida por indegrantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) sugere que a Irisina, um hormônio, liberado pelos músculos durante o exercício físico, pode interferir de modo terapêutico em casos de pacientes contaminados com a Covid-19.
A Irisina pode modular genes associados à maior replicação do novo coronavírus dentro de células humanas.
Os pesquisadores identificaram 14.857 genes expressos em uma linhagem de adipócitos subcutâneos. Ao tratar as células com irisina eles observaram que a expressão de vários genes foi alterada.
Outro fator importante observado pelos pesquisadores foi o fato da irisina poder triplicar um gene fundamental para proteção dos indivíduos, o TRIB3.
A diminuição desse gene ocorre principalmente nos idosos pode estar relacionado à maior replicação do SARS-CoV-2, o que, consequentemente, aumenta o risco dessa população os quais são os mais propensos a desenvolver pneumonia e a insuficiência respiratória quando infectados pelo novo coronavírus.
Não menos importante, indivíduos obesos têm maior risco de desenvolver a forma grave da covid-19. Fora isso, indivíduos obesos tendem a ter níveis menores de irisina, assim como maiores quantidades da molécula receptora do vírus (ACE2) que codifica a proteína a que o vírus precisa se ligar para invadir células humanas., quando comparados a indivíduos não obesos.
Então meus amigos, movam-se!