O quarteto fantástico
O quarteto fantástico
25/08/2020
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo
03/09/2020
Exibir tudo

Hormônio do exercício pode ter efeito terapêutico no combate ao Covid-19

Hormônio do exercício pode ter efeito terapêutico no combate ao covid-19

Exercício físico bem orientado é o melhor remédio

Sempre falo com meus pacientes e alunos, que o exercício físico bem orientado é o melhor remédio que existe no mundo.

Durantes a prática de atividades físicas, o corpo produz uma série de Hormônios.

 

Tipos de hormônios liberados na atividade física:

  • Somatotrofina (o hormônio do crescimento)
  • Adrenalina e noradrenalina
  • Glucagon e insulina
  • Endorfina
  • Cortisol
  • Leptina
  • Serotonina
  • Irisina

 

Pesquisa recente desenvolvida por indegrantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) sugere que a Irisina, um hormônio, liberado pelos músculos durante o exercício físico, pode interferir de modo terapêutico em casos de pacientes contaminados com a Covid-19.

A Irisina pode modular genes associados à maior replicação do novo coronavírus dentro de células humanas.

Os pesquisadores identificaram 14.857 genes expressos em uma linhagem de adipócitos subcutâneos. Ao tratar as células com irisina eles observaram que a expressão de vários genes foi alterada.

Outro fator importante observado pelos pesquisadores foi o fato da irisina poder triplicar um gene fundamental para proteção dos indivíduos, o TRIB3.

A diminuição desse gene ocorre principalmente nos idosos pode estar relacionado à maior replicação do SARS-CoV-2, o que, consequentemente, aumenta o risco dessa população os quais são os mais propensos a desenvolver pneumonia e a insuficiência respiratória quando infectados pelo novo coronavírus.

Não menos importante, indivíduos obesos têm maior risco de desenvolver a forma grave da covid-19. Fora isso, indivíduos obesos tendem a ter níveis menores de irisina, assim como maiores quantidades da molécula receptora do vírus (ACE2) que codifica a proteína a que o vírus precisa se ligar para invadir células humanas., quando comparados a indivíduos não obesos.

Então meus amigos, movam-se!

 

 

 

Rogério Fernandes Ferreira
Rogério Fernandes Ferreira
Palestrante, Nutricionista Clinico Esportivo, Mestre em Ciência da Motricidade Humana,Graduado em Educação Física. Atualmente, Consultor técnico da PMRJ; Treinador de Atividades de Ultra-Endurance; Professor Conferencista - PMRJ; Experiência na Área de Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva; com ênfase no Treinamento de Alto Rendimento, Treinamento personalizado e Emagrecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *