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Por que comer alimentos integrais?

alimentos integrais

Ricos em fibras, eles são indicados na prevenção de constipação, diabetes, doenças cardiovasculares, diverticuloses e até alguns tipos de câncer.

 

Os alimentos integrais preservam a integridade de seus nutrientes, são mais nutritivos que os refinados, possuem maior quantidade de fibras, minerais (ferro e fósforo) e vitaminas (principalmente do Complexo B).

Em termos calóricos os alimentos integrais e refinados são de fato bem semelhantes. Porém, em termos nutricionais, os integrais são mais vantajosos pela presença de fibras e maior quantidade de nutrientes, promovendo maior saciedade e inúmeros benefícios à saúde e são indicados em programas de perda de peso.

O consumo das fibras deve ser de 25 a 35g diariamente, alcançados através da ingestão de frutas, verduras e legumes e de preferência pela ingestão de produtos integrais (arroz integral, macarrão integral).

As fibras estão presentes nos componentes da dieta ricos em carboidratos, são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado e sofrem fermentação parcial no intestino grosso. São componentes principalmente de cereais (pães, bolos, biscoitos…). As farinhas integrais consistem de grãos moídos em sua totalidade e são constituídas pelo farelo, pelo gérmen e pelo endosperma.

 

Fibras

Foto: selecoes.com.br

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Alimentos integrais ajudam no funcionamento do intestino

Fonte de fibras, os alimentos integrais são indicados para melhorar o intestino. Embora elas sejam eliminadas nas fezes por não ter enzimas capazes de quebrá-las, elas são fermentadas por bactérias dando origem a substâncias que estimulam o funcionamento do órgão. Um intestino saudável também barra a passagem de substâncias tóxicas que precisariam ser metabolizadas pelo fígado e excretadas pelo rim, evitando assim, a sobrecarga desses órgãos. Por outro lado, o consumo em excesso dos integrais, quando não é aliado ao consumo de água (mínimo de 2 litros por dia), pode ter o efeito contrário, favorecendo o intestino preso.

No Brasil, também pode ser considerada farinha integral de trigo aquela com adição de farelo à farinha refinada. É muito importante a leitura do rótulo dos alimentos para escolher os produtos com maior quantidade de fibra alimentar.

Segundo a American Dietetic Association são vários os benefícios atribuídos ao consumo adequado de fibras alimentares, como por exemplo:

– Auxilia na redução do colesterol e triglicerídeos;

– Prevenção da constipação;

– Aumento da saciedade;

– Redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares;

– Prevenção e tratamento de diverticuloses e tratamento do diabetes tipo 1;

– Prevenção de vários tipos de câncer;

– Reduz o apetite;

– Come em menos quantidade;

– Mantém a glicose normal no sangue;

– Controle de hipoglicemia;

– Enriquece nutricionalmente a alimentação.

Abaixo, tabela de comparação de pão integral x pão branco:

 

Por que comer alimentos integrais?

 

Moderação é fundamental, pois mesmo o que é saudável pode se tornar prejudicial em quantidades exageradas.

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Lu Sampaio

 

 

 

 

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Lu Sampaio
Lu Sampaio
Nutricionista Esportiva. Atendo em academias, consultório e presto assessoria nutricional em equipes de corrida. Trabalho com planos alimentares individualizados, de acordo com o estilo de vida e necessidades nutricionais. Meu principal objetivo é ensinar as pessoas a terem uma alimentação saudável com comida de verdade. CRN: 12101049

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