Fome Física e Fome Emocional
Fome Física e Fome Emocional
02/06/2020
Fabulous
Aplicativo para trabalhar com hábitos e ajudar na rotina
05/06/2020
Exibir tudo

Emil Zátopek – A Locomotiva Humana – Olha o que ele fez!

Emil Zátopek A Locomotiva Humana

Imortalizado no Hall da Fama do atletismo, criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da IAAF

Emil Zátopek. conhecido como a ‘Locomotiva Humana’, pela sua arrancada impressionante na volta final das provas, que surpreendeu o planeta com seus resultados.

Dado o impacto duradouro do seu pioneirismo nas técnicas de treinamento para o atletismo, a auto-experimentação implacável e o sociável espírito esportivo, muito pouco se sabe pela maioria dos corredores sobre este grande atleta de nacionalidade Tcheca, nascido em 19 de setembro de 1922.

Zátopek seguiu sua carreira de maneira sem precedentes, deixando para trás o legado de conquistas inigualáveis. Mas é sob muitos aspectos que ele é lembrado de sua personalidade e abordagem do esporte e de seus concorrentes, sem mencionar uma série de citações infinitamente relevantes.

No final dos anos quarenta e início dos anos cinquenta, Zátopek era quase invencível. Durante esse período, ele estabeleceu vinte recordes mundiais em distâncias variando de 5.000m a 30.000m e conquistou cinco medalhas olímpicas, quatro delas de ouro.

Três recordes olímpicos

Ele já havia participado dos Jogos Olímpicos de Londres em 1948, quando conquistou a medalha de prata nos 5.000m: 14min17seg8 e a medalha de ouro nos 10.000m: 29min59seg6 um novo recorde olímpico!

Nos Jogos Olímpicos de 1952 em Helsinque-Finlândia, Emil Zátopek se tornou a primeira e provavelmente a única pessoa a vencer triplamente as distâncias olímpicas, correndo os 5.000m: 14min06seg6, 10.000m: 29min17seg e a Maratona: 2h23min4seg, conquistando três recordes olímpicos no espaço de uma semana.

Além disso, o ouro na maratona foi a sua estreia na distância de 42km!

Em 1953, Emil Zátopek desembarcou em São Paulo para disputar a Corrida Internacional de São Silvestre, e estabeleceu um novo recorde do percurso de 7.3km!  Ele ficou impressionado com os mais de 2 mil competidores, e impressionado também com o público, estimado em aproximadamente 800 mil pessoas.

Mas não são apenas esses feitos pelos quais ele é conhecido. Zatopek é considerado um dos principais inovadores do treinamento intervalado.

Ele desenvolveu uma série de técnicas de treinamento estranhas que o levaram ao topo. Treinamento que a maioria das pessoas não tentaria executar hoje.

Foi esse treinamento que realmente o fez desenvolver coragem e uma indiferença jovial ao desconforto e dor que culminaram com ele ser quase imbatível na pista.

“A dor é uma coisa misericordiosa”, explicou ele. “Se durar sem interrupção, perde-se o vigor.”

Em 1948, as suas sessões diárias de treinos eram basicamente ‘Interval Training’ (treinos intervalados), e distância total em cada dia era aproximadamente 18km.

Exemplo de Sessão: 5 repetições de 200m=34seg com trote de 200m em (60seg) entre cada: + 20 repetições de 400m= 56seg a 1min15seg com trote de 150m entre cada; + 5 repetições de 200m=34seg com trote de 200m em (60seg) entre cada.

Em 1949, ele aumentou para 28km por dia o volume de suas sessões de treinos. Ele dizia que deveria ser rápido o bastante e possuir resistência, então correrá rápido para ter velocidade e repetirá isso várias vezes para adquirir resistência.

No início de 1954, com a idade mais avançada e o aumento de competições, o fez passar a treinar em dois períodos.

Ele aumentou o volume total dos treinos intervalados chegando a 30km por dia!

Exemplo: 10 repetições de 200m + 50 repetições de 400m com trotes curtos entre cada.

Falecimento

Emil Zátopek faleceu em 22 de novembro de 2000, em Praga.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, todo atleta tcheco teve um símbolo de Zátopek estampado no uniforme em sua homenagem.

Contudo, foi considerado um gesto atrasado para agradecer o legado de um dos maiores nomes do atletismo de todos os tempos, atleta que não apenas tornou seu país famoso, mas o fez com simpatia e espírito olímpico.

Em 2012, Emil Zátopek foi imortalizado no Hall da Fama do atletismo, criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da IAAF- Associação Internacional das Federações de Atletismo, e hoje com o nome de World Athletics.

 

 

Imagem da capa: Collage: Hic et nunc / CC BY-SA

 

 

Método 5Cs

Conheça o Método 5Cs, desenvolvido pelo professor Edgar Oliveira, utilizado por centenas de corredores. Impactando tanto na performance nas corrida quanto na vida de atletas de todo país.
5Cs – Conhecimento, Consistência, Cronograma, Coragem e Comprometimento.

www.metodo5cs.com.br

 

Instagram

WhatsApp

 

 

Outras matérias do Edgar Oliveira:

É possível vencer uma maratona descalço? Abebe Bikila provou que sim!

Por que movimentar o meu corpo?

Histórias da Maratona Olímpica

Edgar Oliveira
Edgar Oliveira
Criador do Método 5 Cs. Especialista em periodização do treinamento para atletas corredores de pista e rua em todas as faixas de idades. Atleta Olímpico em Barcelona 1992 e Atlanta 1996. Graduado em Educação Física, pós graduado em Administração e Marketing Esportivo. Coordenador Técnico no Instituto Internacional Correr Bem. CREF é 32260 G/RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *