Hidratação no exercício
Hidratação no exercício
19/05/2020
TMCast 09 - Viajar Correndo na prova Paris Versailles
TMCast 09 – Viajar Correndo na Prova Paris-Versailles
23/05/2020
Exibir tudo

É possível vencer uma maratona descalço? Abebe Bikila provou que sim!

O maratonista Abebe Bikila (Bi-Campeão Olímpico) assombrou o mundo nos Jogos Olímpicos de 1960 em Roma, provando que era possível sim!

Este jovem filho de pastores criadores de ovelhas no interior da Etiópia, nasceu no dia 07 de agosto de 1932, mesma data da abertura dos Jogos Olímpicos em Los Angeles-USA. Abebe Bikila cujo nome significa “a flor que cresce”, tinha um sonho, melhorar a vida humilde que a família levava no campo.

Aos 17 anos de idade, partiu a pé da sua pequena vila “Jato” para a cidade de Mendida, distante 8km, onde se alistou para a Guarda Imperial do seu país.

Em 1960, já servindo ao Exército como soldado, foi descoberto pelo treinador sueco Onni Niskanen, técnico contratado pelo governo para descobrir e treinar atletas em potencial.

Neste mesmo ano, com os novos métodos de treinos transformou a resistência de Bikila que devorava quilômetros correndo descalço e sem cansar.

E foi assim que ele cruzou a faixa de chegada, sob o Arco de Constantino em Roma, com o tempo de 2h15min16seg, recorde mundial, tornando-se o primeiro negro africano a ganhar uma medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos.

Abebe Bikila

Bikila próximo à linha de chegada, nas Olimpíadas de 1960. Imagem: Wikipedia.

O fato curioso é que ele não estava na equipe oficial do seu país e foi convocado na última hora quando o avião já se preparava para decolar rumo à Roma, substituiu o atleta Wami Biratu, que havia quebrado o tornozelo jogando futebol.

Após a corrida, Bikila foi entrevistado e perguntado porque havia corrido descalço, respondeu que “queria que o mundo soubesse que meu país, a Etiópia, sempre tinha conseguido suas vitórias com heroísmo e determinação”.

Embora ninguém tivesse vencido a maratona olímpica duas vezes, Bikila voltou aos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, apesar de ter sido submetido a uma operação urgente de apêndice, e ainda em seu período prescrito de repouso, voltou a fazer à noite treinos curtos de corridas nos jardins do hospital.

Viajou para Tóquio seis semanas após ser operado e sem previsão oficial de participar da maratona.

Entretanto ele decidiu correr a prova e adotou a mesma estratégia de 1960, Bikila entrou no estádio olímpico sob a vibração de setenta mil espectadores, estabelecendo novamente o recorde mundial da maratona, com o tempo de 2h12min12seg, com quatro minutos de vantagem para o segundo colocado.

Em 2012, ele foi imortalizado no Hall da Fama do atletismo pela IAAF, é considerado por muitos especialistas como o maior maratonista de todos os tempos, vencedor de duas maratonas olímpicas 1960-1964.

Tornou-se herói em seu país, e suas vitórias abriu o caminho para outros atletas.

Novas gerações de corredores de meio fundo e fundo o sucederam com brilhantismo na Etiópia, como os Bi-Campeões Olímpicos Haile Gebreselassie nos 10.000m e Kenenisa Bekele nos 5.000m.

 

 

Método 5Cs

Conheça o Método 5Cs, desenvolvido pelo professor Edgar Oliveira, utilizado por centenas de corredores. Impactando tanto na performance nas corrida quanto na vida de atletas de todo país.
5Cs – Conhecimento, Consistência, Cronograma, Coragem e Comprometimento.

www.metodo5cs.com.br

 

Instagram

WhatsApp

 

 

Outras matérias do Edgar Oliveira:

Por que movimentar o meu corpo?

Histórias da Maratona Olímpica

Princípios para retomar os treinamentos de corrida, assim que possível

Edgar Oliveira
Edgar Oliveira
Criador do Método 5 Cs. Especialista em periodização do treinamento para atletas corredores de pista e rua em todas as faixas de idades. Atleta Olímpico em Barcelona 1992 e Atlanta 1996. Graduado em Educação Física, pós graduado em Administração e Marketing Esportivo. Coordenador Técnico no Instituto Internacional Correr Bem. CREF é 32260 G/RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *