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06/03/2020
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Dicas dos especialistas para curtir o carnaval

Curta o carnaval com segurança seguindo as dicas dos especialistas do Todo Mundo Corre

 

O Carnaval chegou, e para você suportar os dias sem perder o foco nos seus treinos de corrida, seguem aqui, algumas dicas:

Prof. Edgar Oliveira (Educador Físico e Atleta Olímpico)

  • Procure manter os horários das suas refeições, seguindo uma alimentação balanceada com proteínas e carboidratos, o seu corpo te retribuirá com muita vitalidade;
  • Cuide da sua hidratação consumindo isotônicos para suportar os treinos no intenso calor;
  • Realize os seus treinos bem cedinho e descanse antes de sair para a folia.

Dicas de treinos para a manutenção do seu condicionamento físico neste período de carnaval:

  • Realizar 4 a 6 séries de 2km com ritmo médio por km: 15 a 20 segundos acima do seu melhor 10km. Inserir caminhadas rápidas ou trotes de 2min entre cada 2km.
  • Intervalados de 4 a 6 séries de (500m + 300m + 200m) ritmo médio 5 a 10 segundos abaixo da sua melhor marca nos 5km. Inserir caminhadas rápidas ou trotes de 1min a 1min30 entre cada.
  • Repetições longas: 5 a 8 tiros 1km ritmo médio do seu melhor 10km. Inserir caminhadas rápidas ou trotes de 2min entre cada tiro.
  • Inserir no final 5x 200m ritmo 10 a 15 segundos mais rápido do que sua melhor marca nos 5km. .
  • Em relação aos treinos de rodagens longas, a minha dica é manter, neste período, rodagens contínuas, em ritmo confortável, somente para a manutenção do seu aeróbio com duração entre 1h15 a 1h30.
  • Não esquecer de executar 20m a 30min do seu fortalecimento muscular e exercícios de Mobilidade Articular + CORE.

Mariana P Moreira (Coach Life / Master Coach)

Primeiro, é essencial saber e enumerar quais itens do seu dia a dia que você já faz e quer manter. Exemplos: alimentos saudáveis, treino de fortalecimento, hidratação, meditar, correr, horas de sono… Cada um tem sua realidade. Qual é a sua?

Depois, como serão os seus dias de folia? Serão 100 % em bloquinhos? Ou terá ainda praia, barzinho, resenha com os amigos?

O importante é você alinhar itens da sua rotina com os 4 dias de Carnaval, mesmo que de maneira reduzida, afinal, a ideia é aproveitar a folia.

Que tal levar os nuts ou barra de proteína na pochete para dar energia?

Intercalar uma água mineral com a cervejinha para ao menos tentar a hidratação?

Usar o tênis confortável, porque certamente você vai andar bastante ou será que não rolaria um trote de leve na esteira do condomínio ou umas voltinhas na pracinha?

Adeque-se e se permita manter o equilíbrio nesses dias, ainda que de maneira reduzida.

E se você nada disso fizer? O que que vai acontecer?

Huum, seeiii, fica tranquilo. Está tudo certo.

Mas lembre-se que para alcançar o seu objetivo é importante ter comportamentos novos e que você é resultado de suas escolhas diárias.

Com isso eu te pergunto: Você aprecia a sua imagem no espelho? Qual a qualidade de seus sentimentos em relação a você mesmo? Quanto perto ou longe você está do seu objetivo?

Gilmar Ramos (Nutricionista Esportivo)

A primeira refeição do dia é muito importante. Não saia de casa sem tomar um bom café da manhã. Inclua uma fruta ou suco, sanduíche natural ou crepioca com queijo, um copo de leite ou iogurte, café ou chá.

Não fique mais de 3 horas sem comer. Brincar carnaval tem um gasto energético muito alto e você precisa repor essa energia gasta para manter o pique.

Evite comer alimentos que são preparados na rua. Pois não sabemos qual a origem, forma de armazenamento e manipulação deles. Uma boa opção para os pequenos lanches são as barrinhas de proteínas.

Já o almoço e jantar, se não for possível fazê-los em casa, procure um restaurante mais próximo e faça uma refeição balanceada (ex: salada de vegetais, legumes, arroz, feijão e uma proteína animal sem gordura). Evite frituras, pois esses alimentos são de difícil digestão.

Se for ingerir bebida alcoólica, intercale cada copo da bebida com um copo de água mineral.

Procure descansar um pouco para repor as energias.

Nesse período, muitas pessoas se desidratam devido a baixa ingestão de água, má alimentação e calor forte. Por isso, sugiro que você não saia de casa sem a sua garrafinha de água. Procure beber no mínimo 3 litros de líquidos (água mineral, isotônicos, água de coco e sucos de frutas). Assim, você poderá aproveitar melhor todos os dias de folia, e evitar a desidratação e a ressaca no dia seguinte.

Luis Henrique Martins (Fisioterapeuta)

As lesões mais comuns entre os foliões são lesões articulares e por fadiga muscular (contraturas e estiramentos), causadas por longos períodos na mesma posição, como por exemplo, em pé ou em posições em que as pessoas não são acostumadas a se manter e por excesso de esforço físico.

Dicas para prevenir lesões durante o carnaval:

  • Alongamento para o carnaval: alongar sempre antes de ir para os blocos tendo como objetivo preparar a musculatura e prevenir lesões durante a atividade e alongar sempre que retornar dos blocos para relaxar a musculatura e prevenir lesões pós atividade e esforço físico. .
  • Em casos de contraturas ou estiramentos musculares, com presença de quadro de dor, NÃO ALONGUE. Nesse caso, o repouso é necessário e buscar um profissional qualificado é imprescindível, pois ao invés de prevenir lesões, o alongamento pode piorar ainda mais o quadro.
  • Hidratação é fundamental (auxilia na prevenção da fadiga muscular, minimiza a formação de contraturas e espasmos musculares, entre diversos outros benefícios) e procure não permanecer na mesma posição durante muito tempo. Mude de posição, sente-se um pouco.
  • O descanso entre os dias de folia é um dos fatores principais para prevenir lesões. Tudo em excesso é prejudicial, não se esqueça disso.
  • Outro cuidado importante é com a escolha do calçado adequado. Tênis comuns ou de corrida com amortecedores são os ideais para esse momento, pois absorvem o impacto sobre as articulações. É contra indicado rasteirinhas e salto alto, pois não possuem sistema de amortecimento e sobrecarregam bastante a coluna, principalmente a região lombar e a planta dos pés. O salto alto favorece o risco de lesões por entorses de tornozelos, fraturas e também sobrecarregam bastante a região lombar. Lembrem-se: não fiquem descalços pois aumenta o risco de lesões  por perfurações.

 

Os especialistas

 

Prof. Edgar Oliveira – Educador Físico

Telefone: (21) 98190-4725

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Mariana P Moreira – Coach Life / Master Coach

Telefone: (21) 98819-9325

E-mail: marianapmoreira@gmail.com

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Gilmar Ramos – Nutricionista Esportivo

Telefone: (21) 98364-5538

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Luis Henrique Martins – Fisioterapeuta

Telefones: (21) 3507-0887 / 2084-1039 / 96841-1608 (Whatsapp)

E-mail: lifefisio.fisioterapia@gmail.com

Site: https://life-fisio-fisioterapia.webnode.com/

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Renato Almeida
Renato Almeida
Empreendedor responsável pelas empresas RRtech Hospedagem de Sites e Agência Impacto.

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