Nutrição esportiva
Nutrição esportiva: dúvidas e sugestões
18/02/2019
O Pilates e seus benefícios
O Pilates e seus benefícios
20/02/2019
Exibir tudo

Dia do Esportista

Dia do esportista

O Dia do Esportista é comemorado anualmente em 19 de fevereiro

Hoje, comemora-se o dia do esportista, dia dedicado a todos os atletas e praticantes de atividades físicas. A data é celebrada com o objetivo de incentivar, conscientizar a prática de esportes, na busca de mais qualidade de vida

O exercício físico atrelado com uma dieta saudável é recomendado por todos os especialistas em saúde para manter uma boa qualidade de vida.

Aprender a trabalhar em equipe, concentração, paciência, cooperativismo, fortalecimento muscular, ganho de massa muscular, perda de peso e mais disposição são algumas das várias vantagens que a pratica do esporte garante para o ser humano, seja fisicamente ou mentalmente.

Dia do esportista
“Nenhuma violação de direito autoral pretendida”

Principal meio de combater o estresse e aumentar o bem-estar físico e mental, a movimentação do corpo deve ser prioridade na rotina diária. Segundo o ortopedista Leandro Gregorut, a recomendação básica é que um adulto pratique pelo menos 150 minutos de atividade física de moderada intensidade, pos semana ou 75 minutos de atividade intensa. “Esses hábitos podem diminuir as chances de desenvolver diversas doenças como diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e acidente vascular cardíaco (IAM, infarto). Além disso, os exercícios físicos ajudam a diminuir o ganho de peso corporal evitando as doenças relacionadas a obesidade”, explica.

Dia do esportista

“Nenhuma violação de direito autoral pretendida”

De uma caminhada no parque à academia. Tudo é válido para iniciar as atividades, mas a principal dica é não desistir. De acordo com o profissional, algumas dicas básicas devem ser seguidas ao iniciar os exercícios, como um alongamento inicial e um planejamento de treino, alternando a parte aeróbica e a musculação. “A regularidade é muito mais importante que a intensidade, é melhor fazer pouco e bem feito do que irregular. Além disso, o planejamento e a estratégia são fundamentais para a evolução constante e segura da atividade.”

 

Dia do esportista

“Nenhuma violação de direito autoral pretendida”

Origem do Dia do Esportista

O Dia do Esportista, originalmente, foi criado a partir da Lei nº 8.672, de 6 de Julho de 1993, conhecida como “Lei Zico”. No artigo 54 constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista.
A Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, conhecida popularmente por “Lei Pelé” ou “Lei do passe livre”, revogou a Lei Zico, estabelecendo o dia 23 de junho como o Dia do Desporto, mesma data do Dia Mundial do Desporto Olímpico. No entanto, a população mantém a antiga data como o dia para comemorar a pratica do esportismo no Brasil.

Fontes: Callendar Brasil
Diário de Pernambuco

 

Roberta Binatti
Roberta Binatti
Corro para dar conta da correria do dia a dia. Adoro correr, falar e escrever sobre corridas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *