Xterra Ilhabela
XTERRA realiza principal etapa do circuito 2019 nos dias 11 e 12 de maio, em Ilhabela
13/04/2019
Treine seu Intestino
Treine seu intestino
14/04/2019
Exibir tudo

O descanso faz parte do treino

Muitos esquecem ou ignoram que descansar, também, faz parte do treinamento.

O atleta profissional, sempre bem assessorado, sabe que o descanso é tão importante quanto o treino, pois é neste momento que o corpo se recupera do estímulo dado, seja entre sets, sessões diárias e semanais, para então adaptar-se, regenerar-se e evoluir.

Desta forma, o atleta obedece a uma planilha de treinamento, onde consta o volume, a intensidade e o tempo de descanso.

Com o treinamento regular intenso e prolongado, sem um período de recuperação adequado, certos praticantes experimentam a síndrome de supertreinamento (overtraining), ou “fadiga”.

Como resultado, fica deteriorada a realização do exercício normal. Pois o indivíduo passa a apresentar uma dificuldade cada vez maior de recuperar-se após uma sessão de treino.

Então, o grande segredo, e também dificuldade, é o planejamento do treinamento individualizado, pois cada pessoa é única e responde de modo diferente aos estímulos dados.

O período de descanso é essencial para recuperação das reservas de substratos energéticos e das taxas de oxigênio, prevenção de lesões e otimização do treinamento de alto rendimento.

Para melhorar sua performance e saber o tipo de estímulo, a intensidade e volume do seu treino procure um educador físico, e pratique sua atividade física de forma segura e orientada.

 

 

 

Conheça o Espaço Funcional Bastos Pilates.
Agende agora mesmo sua aula experimental!
Telefone / Whatsapp: (21) 98210-2832

Fernanda Bastos
Fernanda Bastos
Professora com licenciatura plena em educação física, bacharel em esportes, especializada em treinamento de força, jiu-jitsu, pilates e preparação física, responsável pelo Espaço Funcional Bastos Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *