pai
Pai muda estilo de vida para correr junto com filho cadeirante
11/08/2019
A Nutrição no Treino Invisível, com o Nutricionista Gilmar Ramos
TMCast 03 – A Nutrição no Treino Invisível, com o Nutricionista Gilmar Ramos
30/08/2019
Exibir tudo

Corridas que têm como tema principal a cerveja pelo mundo… Você gosta dessa experiência?

Corrida e Cerveja

Alemanha Romantica - Final. Arquivo pessoal

Olááá! Tudo bem? Agosto está acabando, mas o tema do texto de hoje tem relação com o início do mês. Na primeira sexta-feira de agosto é comemorado o Dia Internacional da Cerveja. Por isso, hoje, no finalzinho do mês, vamos falar sobre corridas relacionadas à cerveja. Vem conferir…

 

O Dia Internacional da Cerveja foi inventado em 2007 em Santa Cruz, na Califórnia. A ideia era estar com os amigos para saborear a bebida, além de ter o sentido de união mundial com cervejas de todas as nações e culturas.

Corridas com cerveja são bastante comuns no exterior, principalmente em países que tem tradição cervejeira, como a Alemanha e a Bélgica.

Aliás, correr na Alemanha é garantia de cerveja sempre (mesmo quando as corridas não têm essa bebida como tema principal). Nós fizemos duas provas nesse país e, nas duas, a hidratação era com cerveja. Em uma delas, o prêmio era um copo gigante de cerveja. Uma loucura!

Corrida e cerveja

Mega prêmio em cerveja – Foto arquivo pessoal

Existe uma competição chamada Kastenlauf (ou Bier-Rallye) que acontece na Áustria, Alemanha e Suíça. É uma corrida entre equipes onde, geralmente, duas pessoas carregam uma caixa de cerveja e precisam bebê-la por completo antes de cruzar a linha de chegada.  O trajeto varia de 5 a 12 quilômetros.

Uma outra competição típica ocorre em Liege na Bégica. A Maratona dos Amantes da Cerveja permite que os corredores experimentem 15 cervejas belgas diferentes ao longo do caminho. Eu não sou uma amante dessa bebida, mas dizem que a cerveja belga é uma das melhores do mundo. Então, deve ser interessante participar dessa prova.

Corrida e cerveja

Corrida em Munique Sommernachtslauf München – Foto arquivo pessoal

Aqui no Brasil, também temos corridas inspiradas na cerveja. O Circuito Cervejeiro de Corrida, por exemplo, acontece em algumas cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Nunca participei de nenhuma etapa, mas já vi amigos participando e gostando muito.

Outra corrida famosa do gênero é a Beer Mile. Ela já aconteceu em algumas cidades do Brasil e, atualmente, ocorre em São Paulo, São Roque, Campinas e Salvador. Na verdade, ela é inspirada em uma corrida do exterior (e existem edições Beer Mile em vários locais do mundo).

A ideia é tomar uma lata de cerveja e partir para uma corrida de 400 metros que, dependendo do local, pode ser em uma pista de atletismo ou um quarteirão. Aí o participante volta ao ponto de origem, abre mais uma lata e parte após consumi-la. E faz assim mais duas vezes, até completar uma milha (1,6 km). O vencedor é aquele que completar o circuito mais rápido. No entanto, acho que não há muita pressa dos participantes nessa competição não…

Algumas pessoas acham estranho aliar esporte com bebida alcóolica. No entanto, outras justificam que a cerveja é uma bebida que ajuda nos processos inflamatórios. O interessante é que isso já foi comprovado por diversas pesquisas.

Mas é claro que não é para sair por aí bebendo alucinadamente e fazendo coisas erradas. Aquele slogan famoso deve estar sempre na nossa mente. “Beba com moderação”.

E você? Já participou de alguma prova que tem a cerveja como atração principal? O que achou dessa experiência? Conte aqui nos comentários.

Então, finalizo por aqui, mas aguardo você para continuarmos essa conversa!

Até a próxima!

Um super beijo,

Carolina Belo

Carolina Belo
Carolina Belo
Olááá! Eu sou Carolina Belo, um ser “múltiplo”. Isso porque sou Bióloga, Turismóloga e Guia de Turismo. E nessa mistura toda ainda sou viajante e corredora. Gosto muito de escrever, principalmente quando o tema envolve minhas paixões: viagem, corrida e fotografia. Sou uma pessoa feliz...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *