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Corrida dentro de casa

Saiba como se manter ativo e diminuir a sobrecarga corporal durante a corrida dentro de casa

 

Para muitos adeptos, sejam eles atletas ou amadores, correr é muito mais que um esporte. É uma relação de amor.

E como praticar o que nos move e é tão essencial durante o momento que estamos vivendo, de isolamento social, onde os espaços se tornaram pequenos, restritos e apertados?

 

Correr em casa

Foto de TeroVesalainen

Vivemos um período em que se reinventar é necessário.  Uma coisa é certa, para o amante desse esporte, deixar de correr não é uma opção, então, para manter suas corridas em dia terá que se adaptar a esse novo cenário.

Sabendo disso, resolvi elencar algumas orientações de como controlar a sobrecarga sobre o corpo durante a realização dessa atividade.

Algumas perguntas que recebi foram:

  • É indicado correr pelos corredores de casa?
  • Em locais estreitos?
  • No mesmo lugar por muito tempo?

E a resposta para todos esses questionamentos é NÃO!
Não é indicado, mas como citei acima, são as formas que quem ama esse esporte e quer correr encontrou de se reinventar e se adaptar durante esse momento com o que temos ao nosso alcance, porém, é necessário que se tenha consciência e orientação adequada para que as lesões não aconteçam.

 

Algumas Orientações:

– Corridas estacionárias (correr no mesmo lugar): Embora cada um possua uma forma de correr e um tipo de pisada, ao correr no mesmo lugar essa mecânica acaba se alterando. Procure não ficar o tempo inteiro correndo na ponta do pé. Muito tempo nessa posição, suas panturrilhas irão sofrer bastante. Procure tocar os pés todo no chão, sempre que possível.

 

correr em casa

Foto de Andrea Piacquadio

– Correr subindo e descendo escadas: Nesse caso, o essencial é mudarmos o foco entre os grupamentos musculares, alternando a sobrecarga sobre os mesmos. Intercale o foco entre os glúteos e as panturrilhas. Procure subir alguns lances de escada apoiando a frente do pé e outros apoiando o pé todo no degrau, assim, você estará realizando mais força para subir com os glúteos, descansando as panturrilhas. Para descer, faça o mesmo. Caso você possua histórico de lesões por impacto, intercale alguns lances de descida com o uso do elevador. Lembre-se: Excesso sempre é prejudicial.

– Corrida no corredor, garagens ou varandas: Os grandes vilões nesse momento são o ato de frenagem e os movimentos rotatórios, ou seja, não tem como não frear e não virar demais. Nesse caso, a recomendação é para que seja controlado o volume. Vale lembrar que diminuir o volume e correr menos nesse período onde o ambiente é desfavorável não o faz um pior corredor e nem é sinônimo de perda de rendimento.

Seguir essas orientações são importantes para prevenir lesões, porém, além disso, o primordial é que você comece devagar. Inicie fazendo pouco nas primeiras vezes e vá evoluindo gradativamente, sentindo seu corpo. Lembre-se que seu corpo não estava acostumado a realizar essas atividades com frequência.

Assim você conseguirá manter um determinado condicionamento, continuar correndo e se prevenindo do aparecimento de lesões.

 

 

Quer saber como a fisioterapia esportiva pode prevenir lesões, além de reabilitá-las, te auxiliando a se manter saudável durante toda a temporada do seu esporte favorito?

Eu posso lhe ajudar!

Sou o Dr. Luis Henrique Martins, fisioterapeuta, e será um prazer contribuir para alcançarmos juntos os seus objetivos.

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Dr. Luis Henrique Martins
Dr. Luis Henrique Martins
Fisioterapeuta|CREFITO2:222912-F. Sou sócio e fundador do consultório Life Fisio Fisioterapia. Atendo nas áreas de fisioterapia esportiva (prevenção, reabilitação e recovery), traumatoortopédica, neurológica e geriátrica realizando um trabalho individual e personalizado para todos os atletas/clientes de acordo com suas necessidades e objetivos, através de diversas técnicas como terapia manual, agulhamento a seco (Dry Needling), bandagens funcionais, liberação miofascial entre diversas outras. Atuo também em parceria com o site Todo Mundo Corre e outras instituições esportivas.

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