alimentação
A importância da alimentação no pré-treino
16/06/2020
organizar vida digital
Organizar a vida digital… Você tem esse costume?
19/06/2020
Exibir tudo

Conheça o Museu Olímpico

Conheça o Museu Olímpico

Exposições temporárias e permanentes relacionadas com o desporto e o movimento olímpico

 

É ao Barão Pierre de Coubertin, que foi o Presidente do COI-Comitê Olímpico Internacional de 1896 a 1925 e fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, que devemos todo reconhecimento da ideia de criar o Museu Olímpico com sede em Lausanne na Suíça.

Ele como visionário e educador desejou construir um lugar que reunisse testemunhas históricas do Olimpismo. Uma prefiguração do futuro museu finalmente encontrou o seu lugar nas margens do Lago Genebra, na residência do Barão e a sede do COI entre 1929 e 1937.

Em 2007, sob o impulso do então Presidente Jacques Rogge, O Comitê Olímpico Internacional decide reforma inteiramente o Museu Olímpico e desenvolver um ambicioso projeto de acordo com sua missão de ser uma influência internacional.

Após 23 meses de trabalho, o Museu Olímpico (TOM: The Olympic Museum), renasceu no final de 2013, com o dobro da área de superfície!

 

O Olimpismo é uma filosofia de vida, exaltando e combinando num conjunto equilibrado as qualidades de corpo, vontade e mente. Misturando esporte com cultura e educação, o Olimpismo procura criar uma maneira de vida baseada na alegria encontrada no esforço, no valor educacional do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais.

Barão Pierre de Coubertin

 

Assim, modernizado e dotado de inovações tecnológicas de ponta e nova cenografia temática, o TOM entrou para a galeria dos grandes museus do século XXI.

Paralelamente a esse embelezamento, preocupado com o meio ambiente, o Museu Olímpico comprometeu-se com a sustentabilidade: reciclagem de seus resíduos, instalação de painéis solares e lâmpadas LED, o uso de água do lago para aquecimento e plantio de espécies nativas locais.

Desde a sua última reforma (no final de 2013), o Museu Olímpico com seus 3.000m2 de espaço inteiramente dedicados para exposições e as últimas inovações tecnológicas.

A sua nova cenografia reflete quão rico e diversificado é o Olimpismo. O Museu Olímpico não é simplesmente sobre uma coleção.

É sobre uma ideia: o Olimpismo. Esporte, história, cultura, design, sociologia e tecnologia são alguns dos temas destaques.

O Parque do Museu Olímpico possui 8.000m2 de área, uma jóia verde entre o lago e a cidade, pontilhada de esculturas inspiradas no esporte, e continua na exposição permanente, dividida em três andares. Cada andar revisita um aspecto do Olimpismo:

O MUNDO OLÍMPICO (nível +1)

O visitante descobre as origens dos Jogos em Olímpia, Grécia. A visão do Barão Pierre de Coubertin e a história do Movimento Olímpico graças a um friso histórico interativo, a coleção de tochas e os desafios criativos nas cerimônias de aberturas das cidades anfitriãs.

 

OS JOGOS OLÍMPICOS (nível 0)

Aqui o público está imerso nos feitos e conquistas dos atletas graças ao seu equipamento, exibido sem retoques/efeitos.

A vida e as emoções dos campeões são compartilhadas através de um telão audiovisual de 180°.

 

O ESPÍRITO OLÍMPICO (nível -1)

O mundo olímpico reflete uma filosofia de vida expressa pelos atletas antes, durante e depois dos Jogos.

Descubra o coração da Vila Olímpica, descubra como preparar-se para diferentes disciplinas e aprecie os atletas em busca pela excelência. A visita termina com uma coleção de Medalhas de jogos de 1896 até hoje.

 

O Museu Olímpico e seus números

A Exibição Permanente: 3.000m2 de área / 1.500 peças e objetivos / 5.000 imagens fotográficas / 7 horas de filmes / 150 dispositivos audio-visual.

O seu parque tem 8.000m2 de área / possui 97 etapas com mais de 40 esculturas e instalações esportivas.

Em 2019 foram mais de  320 mil visitantes e a maioria são Suíços, Franceses e Chineses. Visitas de grupos escolares são mais de 25 mil por ano.

 

A chama é sua! Visite aqui o Museu Olímpico: www.olympic.org/museum

 

Foto da Capa: James Taylor

 

Método 5Cs

Conheça o Método 5Cs, desenvolvido pelo professor Edgar Oliveira, utilizado por centenas de corredores. Impactando tanto na performance nas corrida quanto na vida de atletas de todo país.
5Cs – Conhecimento, Consistência, Cronograma, Coragem e Comprometimento.

www.metodo5cs.com.br

 

Instagram

WhatsApp

 

 

Outras matérias do Edgar Oliveira:

Paavo Nurmi – O Finlandês Voador

É possível vencer uma maratona descalço? Abebe Bikila provou que sim!

Por que movimentar o meu corpo?

 

 

 

 

Edgar Oliveira
Edgar Oliveira
Criador do Método 5 Cs. Especialista em periodização do treinamento para atletas corredores de pista e rua em todas as faixas de idades. Atleta Olímpico em Barcelona 1992 e Atlanta 1996. Graduado em Educação Física, pós graduado em Administração e Marketing Esportivo. Coordenador Técnico no Instituto Internacional Correr Bem. CREF é 32260 G/RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *