A Hoka One One é uma marca de calçados esportivos que faz mais sucesso lá fora do que aqui dentro do Brasil. Não tem muitos anos que os tênis da marca passaram a fazer parte das grandes lojas de departamento esportivo do país com um preço semelhante aos top de linha de marcas mais conhecidas do corredor, como Asics, Mizuno e Adidas.
Pra chegar ‘chegando’, nada mais interessante para divulgar a marca do que patrocinar um evento de corrida. Assim, nasceu a Rio S21K, uma meia maratona com um percurso bem conhecido até pelos atletas amadores do Rio de Janeiro: do Leblon ao Aterro. A prova também contou com um percurso de 5km que teve largada e chegada no próprio Aterro do Flamengo.
A cidade do Rio de Janeiro sempre oferece aquela surpresa quando o assunto é temperatura. Por incrível que pareça, o domingo amanheceu nublado e não passou de 21⁰C. Clima perfeito pra acelerar.
Com largada pontual às 7h no Leblon, o percurso seguiu por Ipanema, Copacabana, Botafogo, Flamengo, Centro e finalizou no Aterro. Os pontos de hidratação estavam perfeitamente colocados a cada 3km (água, isotônico e gel de carboidrato).
Depois de um tempo correndo, você adquire o hábito de bater RP (recorde pessoal). A Rio S21K foi anunciada com esse propósito: ser uma meia maratona rápida, plana e que permite ao corredor fazer o seu melhor tempo.
Porém, não vi a necessidade de mudar a cor das medalhas de acordo com o tempo concluído. Essa ideia, que a princípio parece ser interessante, acaba gerando competitividade e frustração entre os corredores.
No domingo após a corrida, vi inúmeros posts de corredores em redes sociais se lamentando que – mesmo com clima perfeito – não conseguiram bater o seu melhor tempo. A ideia pareceu boa no início, mas avaliando a experiência do corredor, não me parece viável a longo prazo.
O meu tempo total foi 2h16min59s e estou super feliz com a minha medalha Blue Gang (acima de 2h). Se você já saiu do sedentarismo, tem condicionamento e saúde pra correr, agradeça. Recorde pessoal é consequência do seu treinamento e do seu esforço. A ideia das cores diferenciadas é interessante, mas divide opiniões.
Certificado de conclusão da RIOS21K. Imagem: Arquivo pessoal.