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Ansiedade e Alimentação

Ansiedade

Nesse período de quarentena a ansiedade tem se apresentado como um dos principais sentimentos e com isso acabamos descontando na comida.

 

Ansiedade é um alerta do corpo que nos ajuda em novos desafios, mas atrapalha quando se torna rotina. Dessa forma, é possível que a ansiedade se torne um grande problema, quando ocorre de forma frequente e rotineira.

 

Ansiedade

Foto de Andrew Neel

A ansiedade é algo normal do ser humano, mas que em excesso se torna prejudicial à saúde. É uma queixa da maioria dos pacientes nos consultórios e é causada por diversos fatores como: problema financeiro ou familiar, mudança de trabalho, maus hábitos alimentares, desequilíbrios hormonais e emocionais, preocupações.

Neste momento que estamos vivendo, a grande maioria que está em casa acaba ficando muito ansiosa porque ficamos nos perguntando até quando ficaremos sem nossas rotinas diárias, quando voltaremos aos nossos trabalhos, quando poderemos sair de casa para ver nossos familiares, quando poderemos abraçar nossos entes queridos. Tudo isso nos deixa ansiosos e frustrados por não conseguirmos fazer coisas que até pouco tempo achávamos tão simples.

 

Ansiedade

Foto de Andrea Piacquadio

Como forma de conforto ou uma válvula de escape, algumas pessoas buscam um alívio para a ansiedade na comida, acabam consumindo alimentos não saudáveis e em excesso. Sentem-se bem naquele momento, mas depois vem o sentimento de culpa e os “quilinhos” a mais.

A alimentação adequada ajuda a melhorar a ansiedade, já a má alimentação ajuda a piorar os sintomas.

 

Ansiedade

Foto de Nathan Cowley

Nutrientes que podem ajudar a melhorar os sintomas da ansiedade.

Abaixo, alguns exemplos:

– Vitaminas do Complexo B: Especialmente a B12, B9 (ácido fólico), B6 (Piridoxina), são importantes reguladoras do sistema nervoso e participam da produção de serotonina.

Essas vitaminas podem ser encontradas em grãos integrais, como arroz integral, pão integral e aveia, e em outros alimentos como banana e vegetais verdes escuros.

– Vitamina C e flavonoides: São antioxidantes que reduzem o estresse e a ansiedade, ajudando no controle da produção hormonal. Exemplos: frutas cítricas, como laranja, abacaxi, tangerina e vegetais frescos.

– Magnésio: Forma uma barreira contra a entrada de hormônios do estresse no cérebro. Exemplo: espinafre, castanhas, iogurte integral, aveia, banana, chia.

– Triptofano: Aminoácido essencial para a formação de serotonina (hormônio responsável pela sensação de bem estar). Exemplo: chocolate amargo, queijo, ovo, banana, carne, frango e peixe.

– Prebióticos e probióticos: Cuidam da nossa flora intestinal e da saúde das bactérias do intestino. Exemplo: kombuchá, kefir, biomassa de banana verde.

– Ômega 3: EPA E DHA, ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade. Exemplos: atum, salmão, sardinha, linhaça, abacate.

– Cúrcuma: Ação antioxidante importante para o cérebro.

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Os vilões da ansiedade:

 

Ansiedade

Foto de Jake Ryan

 

– Alimentos industrializados – ricos em corantes, aromatizantes e adoçantes artificiais.

– Açúcar refinado – refrigerantes, sucos industrializados, doces, sorvetes, chocolate ao leite.

– Farinha branca – bolos, biscoitos, salgadinhos, pães brancos.

– Excesso de cafeína (presente no café, chá mate, chá verde e chá preto) e álcool.

– Cereais refinados – como arroz branco e macarrão branco.

– Frituras e alimentos ricos em gordura trans (salsicha, linguiça, mortadela, fast food).

Uma alimentação equilibrada, qualidade do sono e a prática frequente de atividade física ajudam a controlar o estresse e ansiedade.

 

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Vem comigo, eu vou lhe ajudar!

Eu sou a Lú Sampaio Nutri e posso ajudar você a cuidar da sua alimentação para se manter saudável neste período de isolamento, atingir seus objetivos pessoais e melhorar sua performance esportiva.

Devido a pandemia do COVID-19, estou fazendo atendimento online!

“Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio.” (Hipócrates)

 

Lu Sampaio Nutricionista
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Lu Sampaio
Lu Sampaio
Nutricionista Esportiva. Atendo em academias, consultório e presto assessoria nutricional em equipes de corrida. Trabalho com planos alimentares individualizados, de acordo com o estilo de vida e necessidades nutricionais. Meu principal objetivo é ensinar as pessoas a terem uma alimentação saudável com comida de verdade. CRN: 12101049

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