Mari Pereira
Equilíbrio emocional durante a quarentena
20/04/2020
Edgar Oliveira
Treinando em casa: manter a resistência aeróbia 2
22/04/2020
Exibir tudo

Alimentação durante a quarentena

Alimentação Durante a Quarentena Lu Sampaio

Durante esse período de quarentena muitas pessoas estão preocupadas com a alimentação.

 

Sempre que mudamos nosso estilo de vida precisamos rever a nossa dieta.

A alimentação não previne a Covid-19 nem qualquer outra virose, mas deixa seu sistema imunológico em alta, fornecendo energia e promovendo saúde.

Você pode organizar sua alimentação nesse período de quarentena, em virtude do Coronavírus, para minimizar os prejuízos.

 

Alimentação durante a quarentena _Luciana Sampaio 1

 

Nessa fase de isolamento, precisamos cuidar de nossa saúde física e mental. Uma vez que estaremos menos ativos, inseguros e mais ansiosos, cenário perfeito para comer “besteiras” e ainda utilizar mais bebida alcoólica, fatores que negativamente suprem a nossa ansiedade.

Vários atletas que estavam treinando forte para uma Meia, Maratona e até mesmo para Ultras, tiveram que reduzir drasticamente seus treinos por causa desse cenário que estamos vivendo e várias provas foram adiadas para o segundo semestre de 2020.

Com o início do isolamento social e a possibilidade de quarentena, as pessoas fizeram estoque de alimentos não perecíveis.

Além dos nossos “queridos” e necessários arroz e feijão, havia muitos alimentos congelados nos carrinhos de supermercado, que são alimentos que possuem validade extensa e de fácil preparo.

São alimentos de alta densidade energética e má qualidade nutricional, ricos em sódio, conservantes, realçadores de sabor e corantes.

Consuma mais frutas, verduras e legumes, pois são estes alimentos as maiores fontes de vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras, pois estes são nutrientes fundamentais para saúde e estímulo do sistema imunológico.

 

Alimentação durante a quarentena _Luciana Sampaio 2

 

Dicas da Nutri:

– Faça um planejamento, se organize e tenha flexibilidade;

– Monte uma agenda, uma rotina para ser produtivo, menos ocioso e ansioso;

– Cozinhe mais. Existem várias receitas na internet com ingredientes simples e de fácil preparo;

– Nas principais refeições, monte sua entrada de salada e o prato principal;

– Evite ficar “beliscando” ao longo do dia;

– Hidrate-se (40 ml de água / kg peso);

– Preparações com proteína, carboidratos, cereais integrais e enriquecida com hortaliças, pois geram mais saciedade e menos pico glicêmico;

– O que você comer cru ou com casca, deixe 20 minutos de molho em água com solução de Hipoclorito ou coloque uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água;

– Aproveite o tempo para treinar em casa de forma moderada.

Quando este período acabar, precisamos estar bem para retomar nossas vidas.

Sempre falo, não existe alimento nem suplemento milagroso. O que temos que ter é uma alimentação saudável, praticar atividade física, ter uma boa qualidade de sono, uma boa hidratação, intestino e microbiota saudáveis e evitar alimentos industrializados.Alimentação durante a quarentena _Luciana Sampaio 3

“Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio.” (Hipócrates)

 

Lu Sampaio Nutricionista
Instagram https://web.facebook.com/nutrilucianasampaio/?__tn__=%2Cd%2CP-R&eid=ARAIJ2OhkyL6QSQuI32uYKCTmZ4uVekS6FGltXBFnYCcGjw5JVJZ07pcQlAwUBBWd2KU-qihwMW5BVi5 WhatsApp

 

 

Logo Nutri Lu Sampaio

 

Lu Sampaio
Lu Sampaio
Nutricionista Esportiva. Atendo em academias, consultório e presto assessoria nutricional em equipes de corrida. Trabalho com planos alimentares individualizados, de acordo com o estilo de vida e necessidades nutricionais. Meu principal objetivo é ensinar as pessoas a terem uma alimentação saudável com comida de verdade. CRN: 12101049

1 Comment

  1. […] Alimentação durante a quarentena […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *