Poligamia de corredores e tênis de corrida
Poligamia de corredores e tênis de corrida
06/08/2019
pai
Pai muda estilo de vida para correr junto com filho cadeirante
11/08/2019
Exibir tudo

A importância do Certificado Internacional de Vacinação no planejamento de viagens!

CIVP - Divulgação Avisa

Olááá! Tudo bem? E continuamos a nossa conversa sobre planejamento… Afinal, a viagem, seja ela para correr ou não, é para ser um momento de paz… No entanto, para que ela seja assim mesmo, o planejamento deve ser feito de forma atenta. Hoje vamos falar sobre vacinas.

“Nossa, Carolina, vacina? O que isso tem a ver com planejamento?”

Imagine que você escolheu a sua corrida, reservou tudo e foi. Chegando lá, descobre  que para o local onde vai acontecer a corrida era necessário ter vacina contra a febre amarela…

Pronto, tudo perdido (dinheiro, treinamento…), pois isso vai te impedir de entrar no país. Sim, porque alguns países obrigam a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP. E, caso a pessoa não tenha, ela é enviada de volta ao seu país.

É o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP que comprova a vacinação contra doenças. Ou seja, não adianta levar para a viagem o comprovante dado no posto.

Mas você precisa desse certificado de vacinação para solicitar o Certificado Internacional! E algumas informações são importantes constarem no certificado de vacinação:

  • Data de administração, fabricante e lote da vacina;
  • Assinatura do profissional que realizou a aplicação;
  • Identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina.

Por isso, observe se tudo isso consta no seu quando te entregarem o certificado da vacinação. Na primeira vez que precisei fazer meu CIVP, não havia isso tudo no meu. Aí foi “super legal” voltar ao posto de saúde e contar com a “alegria” dos funcionários para eles procurarem as informações e preencherem o meu.

Atualmente, o CIVP tem validade vitalícia, mas antes era preciso renovar a cada dez anos. Aliás, antigamente, qualquer pessoa podia ir à Anvisa e solicitar o seu CIVP. Hoje em dia, somente pessoas que estão viajando com destino ou escala/conexão em países que exigem a vacinação conseguem emitir o CIVP.

E não precisa ser só para febre amarela não. Alguns países exigem o CIVP para meningite e/ou poliomielite. Mas fique tranquilo… Na listagem atual da Organização Mundial de Saúde, poucos países exigem comprovação de certificado internacional de vacinação de brasileiros para essas doenças.

 

Foto de Personas creado por freepik

 

Eu emiti o meu certificado no posto do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. No entanto, aqui no Rio tem outros postos (inclusive postos de saúde em que você já toma a vacina e eles emitem o Certificado Internacional). Também há a possibilidade de imprimir em casa.

Se você mora fora do Rio, é só verificar no site da Anvisa onde é possível conseguir o seu certificado ou emitir online também. Mas fique atento… O prazo para emissão online é de até 10 dias úteis.

Alguns pontos que também precisam ser observados…

Você pode se vacinar gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou procurar os serviços de vacinação privados credenciados.

A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, dez dias antes da viagem (para começar a surtir efeito). Já outras possuem uma exigência de até seis meses. Por isso, vacine-se com antecedência.

Para receber a dose única da vacina, você deve apresentar o comprovante de viagem antes da vacinação. Se não, você vai receber a dose fracionada da vacina e ela não serve para a emissão do CIVP.

 

Imagem de Arek Socha por Pixabay

Atenção para a emissão do CIVP de crianças e adolescentes menores de 18 anos. Algumas medidas precisam ser observadas. Por isso, consulte o site da Anvisa.

Então, pesquise se para o local onde você vai correr é necessário ter alguma vacinação obrigatória, providencie o seu CIVP e boa viagem (e corrida!).

Espero que você tenha gostado! Se ficou alguma dúvida, é só enviar aqui nos comentários e a gente continua essa conversa!

Um super beijo e ate a próxima (daqui a duas semanas)!

Carolina

Carolina Belo
Carolina Belo
Olááá! Eu sou Carolina Belo, um ser “múltiplo”. Isso porque sou Bióloga, Turismóloga e Guia de Turismo. E nessa mistura toda ainda sou viajante e corredora. Gosto muito de escrever, principalmente quando o tema envolve minhas paixões: viagem, corrida e fotografia. Sou uma pessoa feliz...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *